Cotidiano

Líder trabalhista britânico demite secretário do exterior após Brexit

Britain EULONDRES ? Jeremy Corbyn demitiu Hilary Benn, após revelações de que o secretário do exterior da oposição britânica preparava-se para liderar um golpe contra o líder trabalhista. Reino Unido

Há rumores de que Benn teria ligado para parlamentares no fim de semana, e sugerido que ele pediria a saída de Corbyn se houvesse apoio significativo para uma eventual renúncia do líder trabalhista.

Ele também teria pedido a seus colegas de gabinete para se juntar a ele e renunciar se Corbyn ignorar o pedido dos parlamentares.

Dois membros do Partido Trabalhista, a principal legenda de oposição britânica, apresentaram na sexta-feira uma moção de não confiança sobre Corbyn, após o país decidir deixar a União Europeia em um referendo, contrariando a posição do líder trabalhista.

A moção pede um debate sobre a liderança de Corbyn entre os representantes parlamentares do partido em encontro na segunda-feira. Caso apoiada em uma votação secreta posterior, pode então gerar uma mudança de liderança.

Diversos membros do partido criticaram Corbyn, eleito líder no ano passado em uma onda de entusiasmo por suas posições de esquerda, por falhar em persuadir eleitores em votarem pela permanência.

A maioria dos britânicos votou a favor do Brexit ? saída do bloco ?, muitos atraídos pelos argumentos sobre imigração da campanha.