Cotidiano

Líder do governo no Senado diz que decisão do Reino Unido enfraquece UE

BRASÍLIA – O líder do governo Michel Temer no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), disse nesta sexta-feira que a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia enfraquece obviamente o bloco europeu e estimula movimentos nacionalistas e conservadores.

Como presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, Aloysio disse que o ministro das Relações Exteriores, José Serra, deverá ir à comissão em breve e certamente falará sobre o assunto.

Para Aloysio, ainda é cedo para avaliar as consequências econômicas para o mundo, mas destacou a reação negativa do mercado financeiro.

— A saída da Grã-Bretanha enfraquece a União Europeia. A UE terá que fazer um esforço muito grande para fechar as peças que se abriram. E enfraquece a UE no sentido de que diminui seu poder de ação conjunta em relação a temas como segurança, defesa. Além disso, é uma decisão que desatou, deu forças a movimentos de extrema-direita, nacionalistas, xenófobos. Já vínhamos acompanhando esses fenômenos com preocupação — disse Alosyio.

Ele disse que Serra falará na CRE sobre vários temas, inclusive da situação na Venezuela.

Alosyio criticou a simples realização do plebiscito no Reino Unido, afirmando que foi uma decisão ruim do ex-ministro David Cameron convocá-lo.

— Não dá para ser Fla-Flu. Foi um gesto oportunista, e o tirou saiu pela culatra — disse Aloysio.

Integrante da CRE, o senador José Agripino (DEM-RN) também lamentou a decisão dos britânicos.

— A decisão pode ter desdobramentos preocupantes quanto ao futuro das relações solidárias entre países pobres e ricos. Não é assunto para se comemorar — disse Agripino, que é presidente nacional do DEM.