Cotidiano

Libra atinge mínimo frente ao dólar desde 1985; Bolsas asiáticas oscilam

251504680_0-4.jpg

RIO – Os mercados asiáticos eram dominados pela instabilidade na abertura das sessões de sexta-feira, diante da indefinição do resultado do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia. Durante a apuração do referendo, a libra caiu ao nível mais baixo frente ao dólar desde 1985, chegando a US$ 1,364 ? recuo de 10%. Quando a votação foram encerradas, às 18h (horário local, 22h em Brasília), a moeda britância era cotada a US$ 1,501 no fechamento das urnas do referendo sobre a permanência do Reino Unido na UE,

Brexit_2406

A Bolsa de Tóquio abriu em alta moderada de 0,59%, mas após uma hora reverteu a tendência e chegou a cair 3% com os primeiros resultados oficiais, que apontavam uma disputa voto a voto no Reino Unidos. O dólar chegou a valer 103,01 ienes diante da incerteza da votação, afastando-se da máxima de 106,87 ienes. O euro caiu a 115,46 ienes ante 122 ienes.

Hong Kong iniciou o pregão com extrema volatilidade, abrindo em queda de 1,84%, que foi reduzida a 1% algum tempo depois.

A Bolsa de Xangai abriu em queda de 0,28% e a de Shenzhen, de 0,16%. Sidney perdia 2,5% e Seul, 1%.

? Os investidores oscilam entre a esperança e a desesperança, a medida em que saem os resultados ? resumiu à AFP Hideyuki Suzuki, analista da SBI Securities em Tóquio.

Saiba como o Brexit pode afetar a economia

Os partidários e os opositores à permanência na União Europeia disputavam voto a voto após o início da apuração do referendo realizado na quinta-feira. nquanto importantes pesquisas divulgadas durante o dia de votação indicaram que a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) sairia vitoriosa, as apurações mostraram o contrário: durante as primeiras horas da consulta das urnas, a opção Leave (“sair”) tomou ampla dianteira sobre o permanecer. Depois, o Remain (“permanecer”) chegou a ter vantagens intermitentes. Com 208 urnas apuradas das 382 em jogo, votavam pela saída 51,5% dos eleitores, contra 48,5%.

Em Newcastle, primeira cidade a divulgar a apuração, a permanência na UE venceu por pequena margem, enquanto em Sunderland, outra cidade do norte da Inglaterra, a saída do grupo europeu ganhou com ampla vantagem.

A permanência na UE venceu por 50,7%, contra 49,3% a favor do Brexit em Newcastle, mas o resultado preocupa os defensores da UE.

? Isto pode ser um verdadeiro problema para a permanência. A previsão em Newcastle era de uma vitória pró-UE de 59% contra 41% ? disse o professor Simon Hix, da London School of Economics.

Em Sunderland, a “saída” venceu por 61,34%, contra 38,66%, uma vitória que superou as expectativas dos defensores do Brexit.