Cotidiano

Leilão da Celg-D será realizado em novembro, secretário de Minas e Energia

2016 925943970-2016 912665990-2016 910101921-201605171953046049.jpg_20160517.jpgRIO – O governo pretende realizar o leilão da Celg-D, distribuidora de energia do Estado de goiás, em novembro próximo. A informação foi dada nesta quarta-feira pelo secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, após participar de reunião com investidores no BNDES, no Rio. De acordo com o secretário, o edital deverá ser publicado em outubro, para que o leilão seja realizado em novembro e a assinatura do contrato em janeiro. Participaram da reunião com investidores também o superintendente da área de Desestatização do BNDES, Rodolfo Torres, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira, e a Secretária de Fazenda do governo de Goiás, Ana Carla Abraão.

Paulo Pedrosa disse estar satisfeito pelo fato de os investidores terem demonstrado interesse na compra da Celg-D. O governo teve que cancelar o leilão da distribuidora, que estava previsto para agosto último, por falta de interessados. O processo de venda da empresa foi revisto e o valor mínimo de venda foi reduzido de R$ 2,8 bilhões para R$ 1,8 bilhão.

? A gente tem percebido disposição das empresas e de vários bancos financiadores em participar do leilão da Celg-D ? destacou o secretário.

Segundo o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, pelo menos sete grandes grupos do setor elétrico participaram da reunião desta quarta-feira e demonstraram interesse em participar do leilão. São eles CPFL, State Gride, Iberdrola, Neoenergia, Eneel, Energisa e Equatorial enumerou Pedrosa.

Já o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira, disse que as outras seis subsidiárias da Eletrobras, distribuidoras de energia nas regiões Norte e Nordeste, serão preparadas para serem privatizadas, possivelmente, no segundo semestre de 2017.

O superintendente do BNDES destacou que o banco, além do apoio para a realização do processo de leilão da Celg-D, também pretende oferecer financiamento para o plano de investimentos na companhia pelos futuros compradores. O nível de financiamento futuro para a distribuidora ainda será definido. Segundo o superintendente, nesta momento o banco está fazendo revisão nas condições de financiamento para o setor de infraestrutura como um todo e consequentemente para o o setor de energia.

? As condições estão sendo redefinidas, reavaliadas para todos os setores de infraestrutura e em particular para o setor de energia. Isso será anunciado em breve. Mas fica claro o compromisso que o BNDES sempre teve com o setor de infraestrutura, que é prioridade para o governo federal e para o banco ? destacou Torres.