Cotidiano

'Kubo e as cordas mágicas' é a primeira animação indicada ao Oscar em duas categorias visuais

MV5BMjE3NDM4MjE4N15BMl5BanBnXkFtZTgwMzA2OTM5ODE@._V1_.jpgRIO – O filme de animação “Kubo e as cordas mágicas” foi indicado a três categorias do Oscar: Melhores efeitos visuais, Melhor direção de arte e Melhor filme de animação. A lista, divulgada na manhã desta terça-feira, surpreendeu ao indicar o longa em duas categorias visuais, feito inédito na premiação.

Em 1995, “Toy Story” iniciava uma revolução no cinema ao ser o primeiro longa-metragem da história totalmente criado a partir de computação gráfica. Desde então, a tecnologia avançou muito, mas, mesmo assim, nenhuma animação até hoje conseguiu emplacar indicações ao Oscar em categorias técnicas visuais, como direção de fotografia e de arte.

Nas últimas décadas, no entanto, as animações conquistaram mais espaço nas categorias de som (edição e mixagem) do Oscar, e também nas não técnicas, ao lado de típicas superproduções estreladas por grandes nomes de Hollywood.

“Toy Story” foi a primeira a receber uma indicação de melhor roteiro (original ou adaptado), feito que a Pixar repetiria com “Procurando Nemo”, “Os Incríveis”, “Ratatouille”, “Wall-E”, “Up ? Altas aventuras” e “Toy Story 3”. Os dois últimos também disputaram a estatueta de melhor filme, juntando-se a “A Bela e a Fera” (1991) no restrito panteão de animações que atingiram esse ponto de prestígio da Academia.

‘Kubo e as cordas mágicas’