Cotidiano

Juventude, entusiasmo e fé

Eles estavam inquietos. Bastou o prefeito Leonaldo Paranhos dispensar o microfone e começar um bate-papo num tom de voz amigável que o silêncio se fez ouvir dentro do auditório do Centro da Juventude na manhã de ontem quando Cascavel passou oficialmente a fazer parte da rede nacional de cidades que ofertam o Programa ID Jovem, como parte das ações de aniversário de 66 anos do Município.

"A vida é difícil para todo mundo, mas temos de ter a sabedoria de superar as dificuldades. Somos o resultado da sociedade. Nós, aqui na frente [autoridades] também fomos jovens um dia. Eu, por exemplo, fui criado sem pai, como alguns de vocês talvez sejam. Fui boia-fria e tinha até medo de chegar numa cidade grande como Cascavel”, disse o prefeito.

No breve relato de sua trajetória, Paranhos disse que teve enfrentar o medo para chegar até o posto que ocupa hoje. “E quero ser o prefeito de uma juventude que tenha entusiasmo e fé”, declarou.

Motivação

Paranhos motivou o grupo de jovens que frequentam o CJ e estudantes do Colégio Estadual Interlagos a utilizarem o Identidade Jovem e o divulgarem aos demais jovens que fazem parte do público-alvo do programa, que segundo o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior, são jovens na faixa etária de 15 a 29 anos de idade, com renda familiar de até dois salários mínimos e que estejam inscritos no NIS (Número de Identificação Social).

Benefícios

Para ter a benefício o jovem deve procurar o Cras para fazer a inscrição no NIS, com todos os documentos ou para fazer a atualização do cadastro. Com esta Identidade Jovem, ele terá direito a pagar meia entrada em cinemas, teatros, shows, eventos esportivos, ou ainda, apenas o pedágio em viagens interestaduais conforme a disponibilidade de vagas nos ônibus (são duas vagas gratuitas em viagens interestaduais e duas vagas com 50% de desconto).