Cotidiano

Justiça ouve testemunhas de Reni Pereira

Após ouvir na semana passada as testemunhas de acusação, ontem a 3ª Vara Federal de Foz do Iguaçu começou a tomar os depoimentos das testemunhas de defesa de Reni Pereira em duas ações penais em que o ex-prefeito é réu. Entre os depoentes estão funcionários públicos e advogados, o deputado federal Fernando Giacobo e o delegado de polícia Alexandre Macorin.

Ao todo, os advogados de Reni convocaram 107 testemunhas, mas até o momento só 77 foram convocadas para depor em audiências que deverão se estender até o dia 7 de agosto, conforme determinação do juiz federal Pedro Carvalho Aguirre Filho.

Na semana passada, Reni ouviu a versão de delatores que fizeram parte de seu governo, como os ex-secretários Melquizedeque Corrêa de Souza, Rodrigo Becker e Carlos Juliano Budel, além do empresário Nilton Beckers. Os depoimentos de acusação foram até às 2h da madrugada de sábado.

Pela primeira vez desde que foi afastado da prefeitura, Reni falou com a imprensa, negando todas as acusações e dizendo que a maioria das denúncias “já caiu por terra”.

 

A ACUSAÇÃO

Após investigação da Polícia Federal durante a Operação Pecúlio, Reni Pereira foi acusado pelo Ministério Público Federal de chefiar uma organização criminosa entre funcionários públicos, políticos e empresários, com o objetivo de desviar recursos federais destinados a obras de mobilidade urbana e serviços SUS.