Cotidiano

Justiça manda pagar diferença de valores a servidores públicos

Toledo – Foi assinado durante audiência na 2ª Vara da Justiça do Trabalho, um acordo entre o município de Toledo e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, que reconhece o direito dos agentes comunitários de combate a endemias e agentes de saúde de receber o piso salarial da categoria, determinado pela lei federal 12.994, que fixa o salário mensal dos agentes em R$ 1.014,00. De junho de 2014 a novembro de 2015, a Prefeitura de Toledo não pagou o valor definido na lei federal e por conta disso o Sindicato da categoria entrou com uma ação pedindo o pagamento das diferenças apuradas no período com reflexos.

A Justiça do Trabalho, informa o assessor jurídico do município, Paulo Guaraná, deu ganho de causa à entidade e mandou o município pagar as diferenças dos valores que não foram pagos no período de junho de 2014 a novembro de 2015. “É uma herança da gestão anterior que recebemos e estamos pagando”, informou ele. O pagamento deverá ser feito em duas vezes, uma ainda neste mês e a outra em outubro. No total serão pagos R$ 275 mil em duas parcelas, assim como os valores devidos ao INSS e FGTS.

A agente de endemias, Loriane Luiza de Oliveira Zanotto, comemorou o reconhecimento do direito e pretende utilizar o recurso que irá receber para realizar um antigo sonho dela e da filha. Ela vai utilizar o dinheiro, que não estava programado no orçamento, para presentear a filha com um álbum de fotos pela passagem do aniversário. “Queria fazer o álbum no ano passado, quando ela fez 15 anos, mas o orçamento estava apertado e não deu. Vou fazer agora, aproveitando esta entrada de recursos”, informou a agente. “Será uma bonita lembrança. Tenho certeza que ela vai gostar”, completou.

A sua colega de trabalho, Delci Simonato, disse que o dinheiro veio em boa hora e vai aplicar na poupança. “Nestes tempos de crise, um dinheiro extra sempre vai muito bem. Nem esperava e vou deixar aplicado para uma eventual necessidade”, disse ela, que como a colega atua como agente de endemias há sete anos.