Cotidiano

Juros do cheque especial caem pela primeira vez, segundo o BC

BRASÍLIA – Pela primeira vez desde maio de 2013, a taxa de juros do cheque especial caiu. De acordo com dados do Banco Central, o custo para as famílias que estão endividadas nessa modalidade de crédito caiu de 330,6% ao ano para 328,6% ao ano no mês passado. Da última vez que houve uma queda da taxa de juros, o custo passou de 136,98% ao ano para 136,47% ao ano.

Essa leve baixa registrada em dezembro não reverte a forte elevação do custo dessa modalidade de crédito em 2016. Segundo BC, a alta do custo foi de 41,6 ponto percentual no longo ano passado.

Essa queda registrada não necessariamente significa que os bancos passaram a cobrar menos dos clientes. Como essa conta é feita por uma média dos juros pagos pelas famílias aos bancos, o fato de o brasileiro ter recebido 13º salário em dezembro e ter quitado parte da dívida no cheque especial, pode significar que pagamentos de empréstimos feitos a bancos que cobram taxas menores por exemplo.

De acordo com os dados do BC, o saldo de empréstimos no cheque especial caiu de R$ 25,9 bilhões para R$ 23,2 bilhões em dezembro. Houve uma baixa de 10,5% em dezembro. Nos últimos 12 meses, o brasileiro diminuiu sua dívida no cheque especial em 5,6%.

Essa só não é a modalidade mais cara de crédito porque o juros do cartão de crédito cobrados quando o cliente fica no rotativo, ou seja, não paga a fatura, aumentou 2,4 ponto percentual. O custo para os clientes subiu e chegou a 484,6% ao ano, em média. Só em 2016, alta registrada foi de 53,2% ponto percentual.