Cotidiano

Juristas afirmam que Serraglio não tem como frear Lava-Jato

RIO. Integrantes do meio jurídico elogiaram a indicação do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) para o Ministério da Justiça e afirmaram que, mesmo que ele queira, não terá meios para barrar a operação Lava-Jato.

Ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilson Dipp afirmou que, apesar da Polícia Federal estar subordinada administrativamente ao ministro da Justiça, ele não tem como controlar as investigações:

? Ministro da Justiça não é chefe de polícia. Ele vai saber das operações na hora ou um pouco antes. E a Polícia Federal não vai se dobrar, ainda mais neste momento, que há uma certa disputa com o Ministério Público. Além disso, as investigações são controladas pelo juiz (Sérgio Moro) ou pelo ministro do Supremo (Edson Fachin), se for em segundo grau.

Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-ministro da Justiça, Nelson Jobim foi na mesma linha:

? Lava-Jato é assunto do Judiciário, não do Ministério da Justiça. A Polícia Federal cumpre as determinações judiciais nos processos de investigação, está fora da área do Executivo.

Jobim disse que Serraglio é ?um bom deputado, com experiência? e destacou que o peemedebista foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

? Foi uma boa indicação ? afirmou o ex-presidente do STF.

Para Dipp, Serraglio não é uma ?sumidade?, mas ajuda politicamente o presidente Michel Temer:

? Não queira perfeição na escolha de ministro desse governo, nem para o Supremo. Ele é uma sumidade? Não é uma sumidade, mas é bacharel em Direito, deputado, foi presidente da CCJ, é da bancada do PMDB. Acalma a situação política na Câmara dos Deputados.

Dipp afirmou que Serraglio é ?muito afável?, ?extremamente sério? e ?conciliador?.

Destacando que os dois fizeram mestrado juntos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) no início dos anos 80, Carlos Ayres Britto, ex-ministro do STF, também elogiou a escolha:

? Ele já era detentor (naquela época) dessas qualidades que todos reconhecem nele: serenidade, sensatez, vocação para o Direito, convivência facilitada, bom de diálogo. E o tempo só fez aprimorar essas qualidades nele. Eu recebo como uma indicação de qualidade e espero que o tempo confirme isso, tenho firme esperança.