Cotidiano

Juno envia primeira imagem captada na órbita de Júpiter

pia20707_figa.jpg

RIO ? Os pesquisadores da agência espacial americana divulgaram nesta terça-feira as primeira imagens captadas pela Juno após a bem-sucedida entrada da espaçonave na órbita de Júpiter. A câmera de luz visível ? que ?enxerga? como o olho humano ? foi ligada no último dia 10, seis dias após a sonda ligar seu motor principal para se aproximar do maior planeta do nosso Sistema Solar.

LINKS JUPITER

? Essa cena da JunoCam indica que ela sobreviveu à passagem para o ambiente de extrema radiação de Júpiter sem danos e está pronta para fotografar ? disse Scott Bolton, pesquisador do Instituto de Pesquisa Southwest, em San Antonio. ? Nós estamos ansiosos para ver as primeiras imagens dos polos de Júpiter.

A imagem acima foi captada no dia 10 de julho, às 14h30 pelo horário de Brasília, quando a sonda estava a 4,3 milhões de quilômetros de Júpiter. A imagem colorida mostra aspectos atmosféricos do planeta, incluindo a Grande Mancha Vermelha, e três de suas quatro grandes luas: Io, Europa e Ganimedes, da esquerda para a direita.

? A JunoCam vai continuar tirando fotografias enquanto ela circula na órbita ? disse Candy Hansen, pesquisadora do Instituto de Ciências Planetárias, em Tucson, no Arizona. ? As primeiras imagens em alta resolução serão tiradas no dia 27 de agosto, quando Juno fizer sua próxima aproximação com o planeta.

Durante a missão de exploração, Juno vai circular o planeta 37 vezes, se aproximando o suficiente para passar pelas nuvens mais elevadas, a cerca de 4.100 quilômetros de altitude. Durante essas aproximações, a sonda vai captar informações sobre as nuvens que cobrem Júpiter e estudar as auroras nos polos, para aprender mais sobre as origens, estruturas, atmosfera e campo magnético do planeta.