Cotidiano

Julgamento de Eike na Justiça Federal desta terça-feira é adiado para maio

RIO – O julgamento de Eike Batista marcado para esta terça-feira na Justiça Federal do Rio de Janeiro foi adiado para o dia 8 de maio. A mudança foi feita a pedido da juíza Rosália Monteiro Figueira, que assumiu a titularidade da 3ª Vara Federal, em 15 de fevereiro. Ela será a terceira magistrada à frente do caso, subsituindo o juiz Vitor Barbosa Valpuesta. Ele atuava como titular em exercício da Vara, após o afastamento do juiz Flávio Roberto de Souza, que foi afastado de suas funções em março de 2015, depois de ter sido flagrado ao volando do Porsche apreendido do empresário.

A juíza Rosália argumenta que precisa tomar conhecimento do processo para melhor conduzir a instrução criminal, o que impossibilita manter a data definida previamente. Valpuesta se manterá como juiz substituto da Vara.

Na ação, o criador do Império ?X? é acusao de crimes de manipulação de mercado e de uso de informação privilegiada (insider trading) em operações de vendas de ações da OSX, empresa naval do grupo e atualmente em recuperação judicial. O julgamento do caso foi retomado em dezembro, quando foi realizada a primeira audiência para ouvir testemunhas.

Na mesma semana em que foi realizada a audiência na Justiça Federal estava previsto julgamento do empresário pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em processo também sobre as operações irregulares com ações da OSX. A sessão, contudo, foi adiada porque documentos contendo os depoimentos colhidos na côrte federal.