Cotidiano

Juiz veta candidatura de prefeito analfabeto

Candidato teve sua candidatura à reeleição impugnada pela Justiça Eleitoral

Sertanópolis – A insistência de certos políticos em desrespeitar a lei, associada à demora do Poder Judiciário em cumprir o seu papel, colocou os eleitores de Sertanópolis, no Norte do Paraná, em uma espécie de “sinuca de bico” a menos de duas semanas da eleição que vai definir quem conduzirá o município ao longo dos próximos quatro anos.

Quase quatro anos após ter assumido o comando da administração municipal, o prefeito Tide Balzanelo (PDT) teve a sua candidatura à reeleição impugnada pela Justiça Eleitoral pelo fato de ser analfabeto.

“Essa decisão foi surpreendente porque ele é um empresário de sucesso, já foi vereador por três mandatos e é o atual prefeito”, queixou-se o coordenador da campanha Gean Andrioli, ressaltando que a campanha seguirá normalmente já que um recurso foi impetrado junto ao TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná).

“Fico despachando o dia inteiro e também visitando obras. Adiministro (sic) minhas propriedade (sic) com uma equipe escolhida e formada por mim e sempre tivi (sic) exeto (sic)”, se justificou o prefeito, que se diz um empresário bem-sucedido.

REPROVADO EM TESTE

O juiz Gabriel Kutianski Gonzalez Vieira justificou sua decisão dizendo que Balzanelo não demonstrou capacidade de “compreender o que lhe é perguntado” e de “usar a leitura e a escrita”. A conclusão do magistrado se originou de um teste de alfabetização no cartório eleitoral de Sertanópolis determinado por ele depois que o prefeito não apresentou comprovante de escolaridade.