Cotidiano

Juiz autoriza Marcos Valério a prestar depoimento a Moro em Curitiba

SÃO PAULO. O operador do mensalão, Marcos Valério Fernandes, foi autorizado nesta sexta-feira pelo juiz Wagner de Oliveira Cavalieri, da Vara de Execuções Penais de Contagem (MG), a depor sobre a Lava-Jato em audiência na Justiça Federal em Curitiba, em 12 de setembro.

Em vez de ser ouvido por videoconferência, Valério será escoltado de Minas Gerais até o Paraná para o depoimento, que será presidido pelo juiz da 13ª Vara Federal em Curitiba, Sérgio Moro.

Valério é réu em processo decorrente da 27ª etapa da Lava-Jato, que investigou a destinação de parte dos R$ 12 milhões toados em empréstimo para o PT pelo pecuarista José Carlos Bumlai junto ao Banco Schahin.

Em tentativa de negociação de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2012, Valério disse que parte dos recursos foram repassados a Ronan Maria Pinto. O operador é investigado por suspeita de participar da ocultação dos valores.

Condenado a 37 anos de prisão na Ação Penal 470, que ficou conhecida como a ação do mensalão, ele cumpre pena em regime fechado na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem.