Cotidiano

Juiz afirma que carreata de Pedro Paulo e Paes é crime eleitoral

61916322_PA - Rio de Janeiro-RJ - 02-10-2016 - Eleições Municipais Pedro Paulo e o prefeito Edu.jpg

RIO – O juiz Marcello Rubioli, coordenador da Fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral do Rio(TRE-RJ), afirmou que o desfile em carro aberto promovido por Pedro Paulo (PMDB), candidato à prefeitura do Rio, e Eduardo Paes (PMDB) nas zonas Norte e Oeste da cidade configura crime eleitoral. De acordo com o magistrado, a existência de mais de um carro com referências a uma determinada candidatura já constitui uma carreata, o que é vedado pela lei eleitoral no dia do pleito.

– Isso é crime de boca de urna. Mais de um carro paramentando e mostrando à sociedade uma candidatura já configura uma carreata. Carreata hoje é crime eleitoral – afirmou o juiz.

Rubioli disse ainda que, caso encontre o comboio pelas ruas, irá prender Pedro Paulo e Eduardo Paes. Segundo ele, ainda que não seja feito o flagrante, o vídeo de uma transmissão ao vivo no Facebook, realizada pelo próprio prefeito, será encaminhado ao Ministério Público para apreciação do procurador, que poderá oferecer a denúncia contra os políticos.

– Mesmo que eu não os ache (Pedro Paulo e Eduardo Paes) para prendê-los em flagrante, vou encaminhar ao procurador eleitoral – disse.

Na manhã deste domingo, Pedro Paulo e Eduardo Paes partiram em carro aberto rumo ao subúrbio carioca na intenção de tentar atrair eleitores para o peemedebista, que aparece em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, segundo o Datafolha e o Ibope.

CandidatosRIO

Até o início da tarde, os políticos passaram por Oswaldo Cruz, Madureira, Vaz Lobo, Vista Alegre, Largo do Bicão e Irajá, de onde partiram para Zona Oeste.

CARREATA PELO SUBÚRBIO

Para tentar reverter os resultados apontados pelas duas últimas pesquisas, Pedro Paulo recorreu ao reduto eleitoral de seu padrinho político e atual prefeito do Rio, Eduardo Paes: o subúrbio carioca. Depois de votar na manhã deste domingo, os políticos partiram em carro aberto para as Zona Norte e Oeste da cidade, na intenção de que a aparição pública atraia votos para o peemedebista, que aparece em terceiro lugar na disputa, segundo o Datafolha e o Ibope.

– Eu acho que vai ser muito apertado. Poucos votos decidirão. Essa eleição está muito difícil, disputada. Vou ficar o dia todo na rua até fechar a votação. Vou percorrer a Zona Norte e a Zona Oeste, que são lugares onde sei que posso fazer a diferença dos votos que não tenho na Zonal Sul – confidenciou ao GLOBO o candidato durante um almoço na casa da candidata a vereadora Rosa Fernandes.

Questionado se já havia pensado em como será caso não vá ao segundo turno, despistou a ideia.

– Não estou pensando nisso. Vou respeitar os votos dos eleitores até encerrar a votação – disse.
Pedro Paulo afastou também a possibilidade de que suas andanças pelo subúrbio no dia da eleição pudessem configurar algum tipo de crime eleitoral.

– Não estamos fazendo nada irregular. Boca de urna é você estar próximo ao local de votação induzindo o voto, não estamos fazendo isso. Estamos andando pela cidade, somos políticos, não agentes secretos- argumentou.

A primeira parada de Pedro Paulo e Paes foi um bar na esquina da quadra da Portela, em Oswaldo Cruz. No local, o candidato foi tietado por praticamente todos que passavam pela rua. Se precisasse apenas dos eleitores dali, o peemedebista provavelmente estaria eleito.

Ao longo do caminho, nem todos receberam o candidato com tanto carinho. “Ele bate em mulher”, gritaram algumas eleitoras em uma esquina de Madureira. “Vai para o inferno”, protestou um senhor em Vaz Lobo. Além desses bairros, Pedro Paulo percorreu ainda o Largo do Bicão, Vista Alegre e chegou a Irajá, onde se encontrou com Rosa Fernandes. O peemedebista seguirá ainda para Santa Cruz e Padre Miguel e assistirá à apuração na Gávea Pequena, na residência de Eduardo Paes.