Cotidiano

Jucá retira projeto que reduziria repasses do Fundo Partidário para fundações

BRASÍLIA – Depois de apresentar um projeto que diminui de 20% para 5% os repasses do Fundo Partidário para fundações e, com isto, dar um susto no presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Moreira Franco, o presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), voltou atrás e retirou o texto da pauta. O acordo de paz foi feito a pedido do Palácio do Planalto, que atuou como bombeiro para evitar uma crise na cúpula do PMDB.

O projeto de Jucá foi apresentado em um contexto de desentendimentos entre ele e Moreira. Em outubro, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães se negou a devolver para o partido um saldo de R$ 8 milhões que sobrou de recursos do Fundo Partidário do ano. O PMDB reivindicava esses recursos para distribuir a candidatos nas eleições municipais.

Em resposta à atitude de Moreira, além da apresentação do projeto, Jucá fez aprovar, na semana passada, uma resolução na Executiva do PMDB que torna obrigatória a integral devolução dos saldos da fundação ao partido. Depois disto, o presidente Michel Temer, de quem Moreira é um próximo e antigo aliado, enviou emissários para distensionar o clima. E pediu, por meio de interlocutores, que o senador fizesse um gesto de boa vontade em relação a Moreira, após a devolução do dinheiro ter se tornado obrigatória na legenda.

Quando Jucá apresentou o projeto, Moreira reagiu afirmando que ?a lei proíbe as fundações de financiar atividades eleitorais, daí porque a Fundação Ulysses Guimarães não atendeu a solicitação do partido? e disse que, se a proposta fosse aprovada, ?os parlamentares optarão por diminuir substancialmente os recursos para a formação política, estudos, pesquisas e formulação programática dos partidos?. Na ocasião, o presidente da fundação, pontuou que isto ?não contribuirá para melhorar a qualidade do debate político no país?.

Agora, Moreira se mostra satisfeito com a solução e diz que prevaleceu o bom senso. Em retribuição, no site da Fundação Ulysses Guimarães, ele publicou uma nota assinada pela Juventude do PMDB em ?agradecimento a Romero Jucá? por ter retirado o projeto.

?A Juventude Nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – JPMDB, vem, através dessa nota, agradecer publicamente o presidente do partido, senador Romero Jucá, pelo apoio ao Programa de Formação Política da Fundação Ulysses Guimarães. Ao retirar o PLS 387/2016, o presidente Jucá demonstrou sua sensibilidade ao apelo da juventude, da militância e das centenas de milhares de cidadãos brasileiros que foram formados através do EAD/FUG?, diz o texto.

Os jovens aproveitam também para pedir que 5% do Fundo Partidário sejam repassados para as ações da Juventude do partido. Já existe projeto com este teor, apresentado pelos deputados Marco Antônio Cabral (RJ) e André Amaral Filho (PB).

?Esperamos contar com o apoio incondicional do Senador Romero Jucá e de toda a nossa bancada, na Câmara e no Senado, para aprovação célere dessa medida?, diz a nota.