Cotidiano

Jucá queria Constituinte para limitar poderes do MP, diz Machado

BRASÍLIA. O senador Romero Jucá (PMDB-AP), ex-ministro de Michel Temer, queria uma Constituinte, em 2018, para limitar os poderes do Ministério Público, na tentativa de barrar a operação Lava-Jato. A afirmação foi feita pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado em delação premiada, conforme mostram imagens em vídeo dos depoimentos prestados.

Ao descrever uma das conversas com Jucá, Machado disse ter ouvido do peemedebista que ele havia se reunido dias antes com o PSDB para tratar de um grande acordo para barrar os avanços da Lava-Jato, já que, naquele momento, as investigações alarmavam políticos de todos os partidos em Brasília. O investigador, então, questionou:

— Nessas conversas, se discutiu sobre alguma iniciativa para limitar a Operação Lava Jato?

Machado respondeu:

— O senador Romero aventou as hipóteses de tentar um entendimento no sentido de manter a operação no que estava ou aguardar uma Constituinte, que podia acontecer em 18, onde poderiam ser limitados os poderes do Ministério Público.

Provocado pelo investigador sobre os efeitos da Constituinte planejada por Jucá, se iria aumentar os poderes do Ministério Público, Machado repete qual era o objetivo:

— Não, no sentido de reduzir (os poderes).

Já as sugestões do presidente do Senado, Renan Calheiros, eram diferentes das de Jucá, segundo Machado. Ele detalhou o que ouviu do senador sobre as possíveis maneiras de barrar a Lava-Jato. Segundo Machado, a saída apontada por Renan se daria por meio de mudanças na legislação.

— O senador Renan tratou de três temas. Primeiro não permitir a colaboração de quem estava preso — disse, ao ser interrompido pelo integrante do Ministério Público.

Depois continuou:

— Segundo ponto seria voltar a interpretação que existia na Constituição (de) que a pessoa só poderia ser presa depois de transitado e julgado e que tinha voltado para a segunda instância. E a terceira hipótese seria, na lei de leniência, fazer uma discussão melhor sobre a lei de leniência onde pudesse ficar claro todos os pontos.