Cotidiano

Jornalista acredita que Banksy seja o músico Robert Del Naja, do Massive Attack

RIO ? Depois de cinco meses de investigação, um jornalista inglês diz ter finalmente descoberto a identidade de Banksy. Segundo Craig Williams, o controverso grafiteiro seria, na verdade, um grupo, e um dos membros seria Robert DEl Naja, fundador do grupo de trip hop Massive Attack.

Além de músico, Del Naja é grafiteiro e atende pelo nome artístico de 3D. De acordo com Williams, em pelo menos seis ocasiões, trabalhos de Banksy apareceram em cidades ao redor do mundo onde o Massive Attack estava se apresentado. Del Naja costuma dizer para amigos que é amigo de Banksy.

“E se, semelhante às teorias da conspiração de Shakespeare, Banksy for um grupo de pessoas usando stencils em diferentes locais, tanto em casa quando em outros países? Um trabalho tão rico feito durante uma década ao redor do mundo pode sugerir isso”, disse o jornalista.

Banksy começou a ficar famoso no fim dos anos 1990, quando seus provocativos trabalhos passaram a ser reconhecidos. Na mesma época, o Massive Attack lançava “Mezzanine”, com Robert Del Naja creditado como o primeiro grafiteiro de Bristol, na Inglaterra.