Cotidiano

Jorge Yunes: Amigo de Temer há décadas, advogado deixou governo após ser citado na Lava-Jato

INFOCHPDPICT000063331686RIO – Dos bancos da faculdade de Direito, nos anos 1960, a almoços nos quais era discutido o impeachment de Dilma Rousseff, passando pelo aval à publicação de um livro de poesias, o advogado José Yunes, de 80 anos, demonstrou de diversas formas, por mais de 50 anos, sua amizade com o presidente Michel Temer.

No ano passado, essa relação o levou a duas funções ligadas diretamente a interesses do amigo. Em junho, foi colocado na presidência do diretório municipal do PMDB em São Paulo; em julho, ele foi nomeado chefe do gabinete-adjunto de agenda do presidente e dois meses depois nomeado assessor especial da Presidência.

Em dezembro de 2016, no entanto, Yunes pediu demissão a Temer, por meio de uma carta em que dizia que seu nome foi jogado no “lamaçal de abjeta delação” e que “foi enxovalhado por irresponsáveis denúncias”. Na delação do executivo Cláudio Mello Filho, da Odebrecht, ele é citado como receptor de dinheiro em espécie em seu escritório, em São Paulo.

Jorge Yunes 24/02

Yunes contou que, em 2014, recebeu em seu escritório um pacote, entregue pelo doleiro Lucio Bolonha Funaro a pedido do atual ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. O advogado disse à coluna do jornalista Lauro Jardim, no site do GLOBO, ter sido usado como ?mula? por Padilha e que não conhecia Funaro, nem sabia o que estava dentro do pacote.

Amigos próximos a Yunes dizem que o advogado considera ter sido vítima de uma armação política. Até o pedido de demissão da assessoria especial da Presidência, em dezembro, a Lava-Jato só era citada em tom de brincadeira por Yunes. Ele costumava dizer que, por não atuar na área criminal, era um dos poucos advogados que não estavam ganhando dinheiro defendendo algum acusado.

DESDE OS TEMPOS DE MDB

O peemedebista é filiado à legenda desde os tempos do antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), pelo qual foi eleito para a Assembleia Legislativa de São Paulo, em 1978. De acordo com informações do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, da Fundação Getúlio Vargas, na eleição de novembro de 1986, Yunes foi candidato a deputado federal constituinte e obteve a quarta suplência. Com a nomeação do deputado Roberto Rolemberg para a Secretaria de Governo do estado de São Paulo, no governo de Orestes Quércia, Yunes assumiu o mandato em 11 de julho de 1988 e participou dos trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte, no segundo turno de votações. Em 21 de dezembro de 1988 deixou a Câmara dos Deputados e não voltou a se candidatar a nenhum cargo eletivo.

Atualmente, além da direção do PMDB, Yunes exerce outro cargo: o comando do Yatch Club de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo.