Cotidiano

John Neschling cancela pronunciamento que faria na segunda

SÃO PAULO – O maestro John Neschling cancelou pronunciamento público que faria na segunda de manhã, no Salão Nobre do Teatro Municipal de São Paulo, no centro da cidade. No início da tarde, Neschling havia informado, por meio de nota à imprensa, que se pronunciaria para, quase uma hora depois, cancelar o evento.

O regente é investigado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada pela Câmara de Vereadores que investiga desvios de R$ 15 milhões na Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Ele também responde a inquérito criminal no Ministério Público, que corre em segredo de Justiça, por supostamente favorecer um agente estrangeiro nos contratos com o teatro, sendo que o mesmo profissional o representa no exterior.

Neschling foi acusado por José Luiz Herência, ex-diretor da fundação, e por William Nacked, ex-diretor do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural (IBGC), organização social que administra o teatro. Herência e Nacked assinaram acordo de delação premiada com o MP.

O maestro foi convocado e compareceu, no mês passado, a uma sessão da CPI, onde prestou esclarecimentos sobre sua atuação como diretor artístico do Municipal. Convocado para as duas sessões seguintes para uma acareação com Herência e Nacked, ele não compareceu, amparado por decisão judicial.

Sua mulher, a escritora Patrícia Mello, compareceu à sessão de quarta-feira, mas não respondeu às perguntas dos vereadores.