Cotidiano

Jogos: estação de trem da Vila Militar do Ramal Santa Cruz fica pronta

RIO – A estação de trem da Vila Militar do Ramal Santa Cruz foi entregue nesta quarta-feira, após sete meses de reforma. Esta é a terceira das seis estações a serem renovadas para a Olimpíada do Rio, por serem consideradas ?estratégicas?. Durante a solenidade, estiveram presentes o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, e o presidente da SuperVia, José Carlos Prober. Ao todo, o investimento custou cerca de R$ 250 milhões à concessionária.

Apesar disso, para o estudante Naldo Fernando Melo, de 18 anos, que desce de trem na Vila Militar três vezes na semana, a reforma da estação não foi suficiente para a melhoria do sistema.

? A estação ficou legal, mas o problema é que o transporte continua a mesma coisa. Tem que ter mais trens, para ter um intervalo menor entre eles. A superlotação é insuportável ? critica. jogos

Questionado sobre os intervalos das composições, o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, admitiu que há espaço para melhorias:

? Estamos trabalhando para melhorar a segurança na via, para que os trens possam atingir velocidade maiores e possam transportar mais pessoas com um menos intervalo de tempo ? afirmou.

Para a copeira Maria Mirtes, de 53 anos, o intervalos das composições é sempre uma incógnita. Moradora de Anchieta, ela usa o trem todo dia para chegar no trabalho, no Centro do Rio.

? Não importa o sentido, os trens estão sempre atrasados. A gente sabe que se perder o trem, já era. Demora demais. Final de semana então, é só de hora em hora, mas sem horário fixo. A gente não pode nem se planejar ? lamenta.

Os trens da linha de Santa Cruz que, segundo SuperVia, estavam com um intervalo de oito minutos ontem, chegaram a demorar 21 minutos entre as composições. Já no Ramal Deodoro, em que os trens deveriam ter um intervalo de seis minutos, eles chegaram a demorar 11 minutos para sair.

? No início, de seis em seis minutos chegava um trem. Agora eles relaxaram bem em relação a isso ? contou a secretária Maristela de Castro, de 55 anos.

Além da Vila Militar, Ricardo de Albuquerque e Magalhães Bastos, entregues este ano, outras três estações ainda permanecem em obra: Deodoro, Engenho de Dentro e São Cristóvão. Apesar de as três estarem previstas para serem entregues até o inícios dos Jogos, as obras ainda estão em andamento. A estação de São Cristóvão, em especial, encontra-se tomada por tapumes e grades. Inicialmente, a previsão era de que todas as seis estações seriam entregues até abril deste ano. Em nota, a SuperVia garantiu os espaços estarão prontos até agosto.

LEIA MAIS:

Eduardo Paes afirma que segurança não será problema na Olimpíada

Beltrame: informação sobre plano de resgate no hospital chegou incompleta

Imprensa internacional repercute resgate de traficante no Souza Aguiar

Memória: outros resgates de traficantes que já aconteceram no Rio

Uma pessoa morre após invasão de traficantes no Souza Aguiar

Bandidos invadem escola e assaltam professores e alunos na Zona Norte

Polícia identifica dois integrantes de grupo que resgatou traficante em hospital de Niterói

Criança e PM morrem em tentativa de invasão do fórum de Bangu

Médica é morta a tiros no acesso à Linha Vermelha

Atleta de tiro é baleada na cabeça após fugir de falsa blitz na Zona Norte

Beltrame: Rio vai receber menos policiais para os Jogos Olímpicos

Justiça determina internação de acusado de participar da morte de jovem em Del Castilho

Sétimo acusado de envolvimento na morte de jovem na Linha Amarela é detido

Dez crimes que chocaram o Rio de Janeiro

Acervo O GLOBO: O assassinato de jovens do Borel, na Tijuca, e a impunidade