Cotidiano

Janot pede à PF apurar vazamento sobre pedido de prisão da cúpula do PMDB

BRASÍLIA – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou na noite de ontem um ofício à diretoria geral da Polícia Federal (PF) pedindo abertura de inquérito para investigar o vazamento de informações sobre os pedidos de prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), do senador Romero Jucá (PMDB-RR) e do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Os pedidos de prisão foram solicitados por Janot ao ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).

O GLOBO revelou na edição do último dia 7 que o procurador-geral pediu a detenção de Renan, Sarney e Jucá por interpretar que eles agem para derrubar a Lava-Jato. Os três aparecem em gravações do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado articulando defesas e defendendo propostas que se contrapõem às investigações. No mesmo dia, a TV Globo divulgou a informação sobre o pedido de prisão de Cunha, que continuaria operando na Câmara apesar da decisão do STF de afastá-lo do mandato e da presidência da Casa.

Num forte pronunciamento em Brasília na última sexta-feira, Janot chamou de “levianas” as acusações de que os vazamentos tenham partido da Procuradoria-Geral da República (PGR). No discurso, ele fez uma crítica indireta ao ministro do STF Gilmar Mendes. O ministro chamou de “brincadeira com o Supremo” e “abuso de autoridade” o vazamento das informações.

Os pedidos de prisão são mantidos sob sigilo no STF. Não há data para Teori decidir sobre as solicitações.