Cotidiano

Jandira declara apoio a Freixo no segundo turno

RIO ? Com 3,34% dos votos válidos até 19h30m, a candidata à prefeitura Jandira Feghali (PCdoB) anunciou, em entrevista coletiva, o apoio no segundo turno a Marcelo Freixo (PSOL). A comunista ressaltou que sua decisão é ?absolutamente unilateral?, sem imposição de condições:

? Nós temos muito a preservar, muito a resistir, e também muito a avançar. Então, estamos juntos. Nosso voto incondicional, sem nenhuma conversa, é com Marcelo Freixo. Sem nenhuma condição. É uma decisão absolutamente unilateral, de estar no campo contra o atraso, no campo democrático, e ao mesmo tempo deixar claro que o nosso acordo de 30 de maio vale. Nós cumprimos acordo. Vamos no segundo turno de Marcelo Freixo.

No fim de maio, Freixo, Jandira e Alessandro Molon (Rede) fizeram um pacto de não-agressão para o primeiro turno e comprometeram-se a apoiar o candidato que passasse para a etapa final da eleição.

A comunista avaliou que as últimas pesquisas de intenções de voto, que mostraram Freixo abrindo vantagem na disputa pela segunda posição, atraiu eleitores que poderiam apoiá-la.

? Muitos declararam voto, outros claramente acabaram seguindo o voto útil em função da penúltima pesquisa divulgada pelo Ibope, porque o sentimento oposicionista na cidade era de fato muito grande ? explicou. ? Nós estamos no campo contra o golpe, nós estamos contra o atraso. E neste momento (Marcelo) Crivella (PRB) representa o atraso e representa um apoiador do golpe e do governo Temer.