Cotidiano

Jandira ataca governo Temer e questiona contas da prefeitura

WhatsApp Image 2016-09-06 at 13.42.47.jpegRIO ? Em entrevista ao programa ?RJTV?, a candidata à prefeitura do Rio Jandira Feghali (PCdoB) condenou o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), rebateu contestações sobre a suposta inviabilidade financeira para o cumprimento de metas apresentadas por sua campanha e defendeu a administração de prefeituras comandadas por seu partido no Estado do Rio

A candidata atacou o Ministério Público Federal e o presidente Michel Temer quando foi questionada se ela se constrange por defender os governos de Lula, acusado de promover a ?propinocracia?, e Dilma Rousseff.

? Eu tenho o maior orgulho de ver o meu partido participando do governo Lula. A corrupção está em vários governos. O que me chama atenção é que Aécio e citado em oito investigações; Temer, em quatro. Foi um espetáculo ridículo do procurador federal. Não tem corrupção (contra Lula), não tem prova. Qual é o patrimônio de Lula e Dilma? Foi um golpe de Estado, a presidente sofreu impeachment sem crime.

Jandira, no entanto, reconheceu que ?pode ter havido corrupção?, mas que ela não deve ser usada para a condenação do PT.

? O fato de ter alguns corruptos dentro de uma legenda não significa jogar no lixo a História de um partido ? assinalou, mencionando projetos bem-sucedidos, como o Luz para Todos, a conquista dos Jogos Olímpicos e o fato de que Lula teria tirado o Brasil do ?mapa da fome?. ? O (delator) Paulo Roberto (Costa) foi indicado pelo PP, outros diretores foram indicados pelo FHC ou pelo PMDB do (governador Francisco) Dornelles.

Perguntada sobre como construirá 220 mil habitações populares, o que poderia custar até R$ 31 bilhões, Jandira negou que tenha se comprometido com esta meta.

? Disse que vou perseguir superar o déficit habitacional. Ninguém disse (que cumpriria este objetivo) em quatro anos. Naturalmente essa meta será feita dentro do orçamento possível ? afirmou, ressaltando que, primeiramente, será necessário auditar as contas da prefeitura, que, segundo ela, não são transparentes.

A arrecadação do município, afirmou, será possível apenas com o desenvolvimento da economia, e a partir daí poderá superar problemas sociais como a carência de creches.

Jandira negou o aparelhamento da administração de Barra Mansa pelo prefeito Jonas Marins. Segundo a candidata, os parentes de Marins ocupam cargos de carreira, e não de confiança. Também reconheceu problemas na gestão de Belford Roxo, Dennis Dauttmam, para a condução de problemas sociais com o baixo orçamento municipal. Dauttmam não disputará a reeleição.

Esta é a primeira entrevista realizada pelo ?RJTV? com os candidatos à prefeitura. Outros cinco, que lideram as pesquisas, serão recebidos pelo programa nos próximos dias.