Cotidiano

Jabuti anuncia votação popular na edição deste ano do prêmio literário

SÃO PAULO – A Câmara Brasileira do Livro acaba de anunciar que, a partir deste ano, os finalistas do Prêmio Jabuti nas categorias romance, contos e crônicas e poesia concorrerão a um prêmio do público, o Prêmio Jabuti Escolha do Leitor. A iniciativa é uma parceria com a Amazon, que participará da iniciativa oferecendo a plataforma para a votação popular.

Após o anúncio dos finalistas nesta sexta-feira, os leitores poderão acessar o site www.amazon.com.br/premiojabuti, baixar amostras gratuitas dos livros e deixar uma avaliação ?não há necessidade de comprar as versões eletrônicas das obras. Os melhores avaliados receberão o prêmio do público, que será anunciado junto com os títulos vencedores.

Na sexta-feira, será realizada a apuração da primeira fase do Jabuti 2016, com a escolha dos dez finalistas em cada uma das 27 categorias do prêmio. Os vencedores serão anunciados no dia 24 de novembro.

As obras vencedoras em cada uma das categorias receberão, além do Jabuti dourado, R$ 3,5 mil. Os Livros do Ano (ficção e não ficção) ganham R$ 35 mil. Já os primeiros colocados nas categorias do Prêmio Jabuti Escolha do Leitor levarão para casa a estatueta e um Kindle.