Cotidiano

Já pensou encontrar uma onça no meio da rua? Veja algumas orientações caso isso aconteça

Pelo fato de o animal gostar de silêncio uma das formas para afugentá-lo é fazendo barulho no fim da tarde

Já pensou encontrar uma onça no meio da rua? Veja algumas orientações caso isso aconteça

A possibilidade de haver uma onça-parda nas ruas de Cascavel deixou muita gente preocupada. O animal de grande porte foi avistado na região sul do Município nesta semana.

De acordo com Marlize da Cruz, chefe do escritório do IAT (Instituto Água e Terra) em Cascavel, é muito raro uma onça ou puma atacar um ser humano, já que ele não faz parte da cadeia alimentar do felino, mas é preciso ter cuidado porque o animal pode atacar e matar uma pessoa. Ela destaca que “há evidências fortes” de que um animal de grande porte matou o cavalo na área urbana e, por isso, alguns cuidados precisam ser tomados pela população, principalmente pelas famílias que moram no entorno do rio Cascavel.

O rio Cascavel é um afluente do rio Iguaçu e a mata que existem no chamado corredor da biodiversidade atrai os animais para o perímetro urbano.

Ela orienta as pessoas que moram nessas regiões que não deixem crianças sozinhas e que adultos evitem andar à noite, já que esse tipo de felino tem hábitos noturnos. “Evitem andar sozinhos ou ficar agachados”, salienta.

Pelo fato de o animal gostar de silêncio, uma das formas para afugentá-lo, segundo Marlize, é fazendo barulho no fim da tarde com buzinas e até rojões.

Confira algumas orientações do IAT

Medidas de segurança:
As pessoas devem evitar andar sozinhas, principalmente à noite;
Não deixar crianças sozinhas;
Deixar luzes acesas fora de casa;
Se possível, manter cães no próprio terreno.

Medidas de afugentamento:
Soltar rojões no fim da tarde e começo da manhã;
Instalar sensores de presença (que acendem a luz) fora de casa e nos apriscos e currais (pois quando a onça passa a luz acende e assusta o animal);

Medidas em caso de encontro com o animal: 
Se estiver a pé: tentar manter a calma e se afastar lentamente. É importante não dar as costas ao animal e nem se abaixar, caso ele  comece a se aproximar é possível levantar os braços e fazer barulhos bem altos, para parecer maior e tentar assustar o animal.
Se estiver dentro de um veículo: basta fechar as janelas e esperar o animal ir embora sozinho. Se possível, tentar gravar um vídeo ou tirar fotos e repassar ao IAT, junto com a localização do avistamento.

Medidas mais amplas: 
Não caçar e denunciar à polícia ambiental (fone 188) pessoas que caçam de forma indiscriminada. Um dos motivos de onças e pumas atacarem animais de criação é a falta de presas em seu ambiente natural, falta esta devido ao excesso de caça;
Não desmatar áreas naturais e denunciar à polícia ambiental (fone 188) pessoas que estejam desmatando. Outro motivo comum para onças e pumas entrarem em fazendas e zonas urbanas (áreas geralmente evitadas por esses animais) é a perda de seus habitats naturais, o que força esses animais a buscarem outras áreas de vida.