Cotidiano

Itália quer proibir que pais imponham dieta vegana aos filhos

201608100435316256_AFP.jpg

ROMA ? Um projeto de lei proposto por Elvira Saino, parlamentar do partido conservador Forza Italia, pode criminalizar pais que alimentem os filhos seguindo a dieta vegana, com pena de até quatro anos de prisão. De acordo com o texto, apresentado na Câmara dos Deputados, os pais serão responsabilizados por insistir em ?dieta desprovida de elementos essenciais para o crescimento saudável e equilibrado?.

? Eu não tenho nada contra os veganos e o veganismo, desde que seja uma escolha livre dos adultos ? disse Elvira, em entrevista à Reuters. ? Eu só acho absurdo que alguns pais sejam permitidos de impor sua vontade aos filhos, de forma praticamente fanática, religiosa, quase sempre sem conhecimento científico apropriado ou consultas médicas. O faça por si mesmo nesses assuntos me aterrorizam.

Alguns pediatras alertam sobre os riscos de uma dieta vegana para crianças, alegando que ela não fornece nutrição suficiente. Os vegetarianos não comem carne de animais, como gado, peixe e aves, mas os veganos também não consomem produtos derivados de animais, como ovos e laticínios.

O projeto de lei propõe pena de um ano por criar um filho sob dieta vegana, mas a pena sobe para até quatro anos se a criança desenvolver algum problema de saúde permanente, e sobe para sete, se ela vier a falecer. A legislação considera crianças os menores de 16 anos, sendo que a pena pode ser aumentada se ela tiver menos que três anos.

Elvira, de 39 anos, tem um filho de sete anos que se alimenta com carne, ?mas não muita?. A parlamentar diz ter apresentado a proposta após ficar chocada com alguns incidentes recentes no país. No mês passado, em Milão, médicos determinaram que um garoto de um ano levado ao hospital tinha peso de um bebê de três meses por causa de uma dieta vegana.

No ano passado, uma corte italiana ordenou que uma mãe divorciada parasse de impôr uma dieta vegana ao filho de 12 anos, após o pai ingressar com uma ação alegando que ela estaria prejudicando o crescimento do garoto.

? Mesmo que apenas um criança vá parar no hospital por causa desse comportamento, eu sinto que devemos proteger a todas ? disse Elvira, destacando que ela acredita que os pediatras deveriam ser obrigados a reportar os pais veganos a autoridades, da mesma forma que o são em casos de sinais de violência.

O projeto de lei será analisado por comissões parlamentares, antes de ir à votação, o que deve acontecer ainda neste ano.