Cotidiano

Itaipu quer Oeste produzindo energia limpa em escala ainda maior

De acordo com Samek, o Oeste paranaense tem experimentado nos últimos cinco anos um desenvolvimento nunca visto antes

Toledo – O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, participou na tarde de ontem, em Toledo, de um encontro com os prefeitos eleitos para debater questões de interesse comum entre a binacional e os municípios lindeiros, incluindo as iniciativas municipalistas do Programa Oeste em Desenvolvimento.

Antes do pronunciamento de Samek, os prefeitos eleitos acompanharam explanações sobre aspectos de desenvolvimento sustentável e o Parque Tecnológico de Itaipu. O diretor Nelton Friedrich também marcou presença e destacou a importância da parceria dos municípios nas ações desenvolvidos pela hidrelétrica.

De acordo com Samek, o Oeste paranaense tem experimentado nos últimos cinco anos um desenvolvimento nunca visto antes. “Estamos na vanguarda não só do agronegócio, mas também no segmento industrial e das instituições de ensino superior”, exemplificou. O maior desafio para o futuro, segundo ele, é produzir com alta tecnologia, sem ferir o meio ambiente.

“O Brasil é o maior produtor de energia limpa e renovável do mundo”, disse o diretor-geral da Itaipu, acrescentando que os produtores precisam ficar atentos ao novo conceito, de energia distribuída para suprir a propriedade com aproveitamento dos dejetos que até então serviam para contaminar a natureza. “Precisamos transformar esses dejetos em energia e tornar a propriedade autossustentável neste quesito”, arrematou.