Cotidiano

Israelenses derrubam estátua de Netanyahu em Tel Aviv

ISRAEL-NETANYAHU_STATUE

TEL AVIV ? Uma estátua dourada do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, foi derrubada nesta terça-feira por manifestantes. A imagem do premier havia aparecido misteriosamente apenas algumas horas antes na principal praça de Tel Aviv. Descobriu-se que a obra era de um artista local, que fez a instalação sem permissão e, rapidamente, recebeu ordens das autoridades para removê-la.

Mas, ao invés de remover a obra, o próprio artista convocou todos que quisessem pisar no primeiro-ministro a comparecer à praça. E os manifestantes israelenses derrubaram a estátua com as próprias mãos.

Segundo o escultorItay Zalait, autor da polêmica obra, o objetivo da estátua era testar os limites da liberdade de expressão no país. E, ainda, dar uma prova da forte desaprovação popular contra Netanyahu.

Pessoas que iam ao trabalho de manhã logo se aglomeraram para tirar fotos e debater se a estátua deveria ser vista como um deboche de Netanyahu ou uma homenagem ao premier direitista, atualmente em seu quarto mandato e conhecido por seu apelido de infância, “Bibi”.

O governo israelense e artistas estão enredados em uma guerra cultural por conta de medidas adotadas pela atual ministra da Cultura, Miri Regev, para reter fundos estatais a instituições que não expressam lealdade ao Estado. No Facebook, ela classificou a escultura como uma expressão de ódio contra Netanyahu.