Cotidiano

Ipem aponta que 9% das bombas dos postos têm irregularidades

Nesse período já foram fiscalizadas 240 bombas e até a tarde de ontem, 21 haviam apresentado irregularidades

Cascavel – Desde o dia 15 de janeiro, postos de combustíveis de Cascavel passam por fiscalização do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Paraná) em parceria com o Inmetro (Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Nesse período já foram fiscalizadas 240 bombas e até a tarde de ontem, 21 haviam apresentado irregularidades, porém sem causar prejuízos aos consumidores.

A vistoria nos postos consiste na análise dos instrumentos que oferecem o combustível. “Fiscalizamos se há defeitos nas mangueiras, vazamento interno, iluminação e estado de conservação. Além disso, realizamos o teste para ver se a bomba está marcando a quantidade correta de combustível”, explica o fiscal metrológico, Alceu Coutinho.

Para isso, são retirados 20 litros em duas unidades de medição do Ipem que comprova se há irregularidade nas bombas. O Instituto tolera até 5% de diferença no resultado, ou seja, 100 mililitros. “Se o consumidor suspeita de alguma irregularidade no repasse do combustível, ele pode exigir nota fiscal e que o proprietário do posto faça o teste em instrumento que é fornecido pelo Ipem”, orienta Coutinho.

Quando algum estabelecimento é notificado, há prazo para adequação e o descumprimento do período estabelecido pode gerar auto de infração de acordo com o caso avaliado.

Em 2016 o Ipem fiscalizou 1.041 bombas de combustíveis nos postos de Cascavel, dessas, 935 foram aprovadas e 106 reprovadas por alguma irregularidade, o que representa 10,18% do total. Entre as notificações somente três resultaram em auto de infração.