Cotidiano

Investimentos do setor cervejeiro estimulam produção de cevada

Estado é o maior produtor nacional e expectativa é que cultivo mais que dobre até 2018

Curitiba – O crescimento do mercado cervejeiro está estimulando o cultivo de cevada no Paraná. O Estado é o maior produtor nacional e a expectativa é que a área cultivada mais que dobre até 2018. A expansão da produção de malte, a instalação de fábricas da Ambev e do Grupo Petrópolis no Estado e o avanço das microcervejarias, especializadas em versões artesanais, estão puxando o movimento.

O Paraná responde atualmente por 73% da produção brasileira de cevada. O Deral (Departamento de Economia Rural), da Secretaria de Estado da Agricultura, estima que o Paraná deve colher 205 mil toneladas de cevada em 2015, 16% acima do registrado na safra passada, com 176 mil toneladas. A área de produção deve ficar em 50,7 mil hectares, de acordo com o diretor geral do Deral, Francisco Carlos Simioni.

Simioni explica que a cevada é uma cultura exigente e sensível ao clima, que precisa de produtores qualificados e de integração para que seja viável.

“O produtor precisa de garantia de preço que cubra seus custos. O Paraná mostra maturidade na produção de cevada, consolidando o formato de integração entre agricultor e cooperativa. O Estado, por sua vez, oferece apoio técnico ao produtor, que vem utilizando alta tecnologia no campo”, afirma. No ano passado, a cevada somou um VPB [Valor Bruto da Produção] de R$ 98,5 milhões.

A região de Guarapuava concentra boa parte da produção, com estimativa de colher 153 mil toneladas em uma área de 33 mil hectares. Mas a maior expansão da cultura está se dando na região de Ponta Grossa, com avanço de 145% na área plantada nessa safra, para 12,5 mil hectares. A produção é estimada em 45 mil toneladas, 178% mais do que no ano passado.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)