Cotidiano

Inteligência francesa estima que cem jihadistas por semana cheguem à Síria pela Turquia

PARIS — A Inteligência militar francesa estima que cerca de 100 estrangeiros cruzem a cada semana a fronteira da Turquia à Síria para se unir ao Estado Islâmico (EI). A informação foi publicada pelo jornal “Le Figaro”, citando fontes do governo. O Ministério da Defesa não comentou imediatamente o assunto.

No domingo, o ministro das Relações Exteriores da França afirmou que era necessário questionar se a Turquia era um parceiro viável na luta contra os jihadistas na Síria. Ele afirmou que levantaria esta questão em uma reunião desta semana em Washington.

A França faz parte da coalizão internacional liderada pelos EUA para combater o Estado Islâmico. Isto faz do país um alvo de ameaças e de atentados dos jihadistas, que prometem atacar os países que fazem parte da coalizão.

O Estado Islâmico reivindicou o atentado que na semana passada matou 84 pessoas na cidade francesa de Nice, embora autoridades dizem ainda não ter provas suficientes da conexão direta entre o autor do ataque e a rede terrorista.