Cotidiano

Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta segunda

RIO- Estão abertas a partir desta segunda-feira as inscrições para as vagas remanescentes do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O acesso pode ser feito por meio do site do programa. fies

O prazo final depende do grupo no qual o candidato se enquadra, variando de 28 de agosto a 25 de setembro. Para participar do programa é necessário que o candidato tenha feito o Enem a partir de 2010 e tenha atingido nota mínima de 450 pontos. Os candidatos também não podem zerar a redação.

Outro critério importante para se candidatar a uma vaga no Fies é a renda. De acordo com as regras do programa, poderão se inscrever candidatos que tenham renda familiar mensal de até três salários mínimos.

O MEC não informou qual a previsão de vagas remanescentes a serem reofertadas. Segundo portaria divulgada nesta semana, as mantenedoras poderão disponibilizar o total de vagas que sobrarem em qualquer curso entre as instituições de ensino superior vinculadas. Antes, o número de oportunidades era atrelada a cada instituição, que tinha a obrigação de priorizar áreas do conhecimento consideradas estratégicas para o país, como engenharia, licenciaturas e graduações no campo da Saúde.

CONFIRA AS DATAS:

De 22 a 28 de agosto ? Para estudantes não graduados, pré-selecionados no processo seletivo regular do Fies referente ao segundo semestre deste ano, que ainda não tenham firmado o contrato de financiamento.

De 26 a 28 de agosto ? Estudantes graduados, que tenham sido pré-selecionados no processo seletivo regular do Fies referente ao segundo semestre deste ano, e não tenham firmado o contrato de financiamento.

De 29 de agosto a 5 de setembro ? Não graduados, inscritos em vaga remanescente, que ainda não estejam matriculados.

De 2 a 5 de setembro ? Estudantes graduados, inscritos a uma vaga em curso no qual não estejam matriculados.

De 29 de agosto a 2 de dezembro ? Estudantes não graduados, inscritos em vagas remanescentes, em curso no qual estejam matriculados.

De 2 de setembro a 2 de dezembro ? Estudantes graduados, inscritos em vaga remanescente, de curso no qual estejam matriculados.