Cotidiano

Iniciativa organiza sessões de cinema e teatro para pessoas com autismo

SA_Teatro_Abril 2016-27.jpgRIO ? No próximo sábado, dia 28, o Teatro Vanucci (Shopping da Gávea) receberá uma sessão da peça “Os Saltimbancos” encenada especialmente para pessoas que têm Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e seus familiares. A iniciativa atende pelo nome de Sessão Azul, um projeto criado pelas psicólogas Carolina Salviano de Figueiredo e Bruna Manta e pelo gerente de projetos Leonardo Bittencourt Cardoso.

Eles perceberam, após anos convivendo com pessoas com autismo, que grande parte delas deixava de ter um convívio social regular porque a família tinha receio ou até vergonha da reação do autista em lugares como shoppings, cinemas e restaurantes. A Sessão Azul surgiu como uma opção de lazer na qual quem tem autismo pode, sem problemas, interagir com os atores de uma peça ou se levantar no meio do cinema para assistir ao filme de pé, próximo à tela, por exemplo. A ideia é que nem o autista, nem a família, se sinta desconfortável.

SA_Teatro_Abril 2016-22.jpgOs ingressos para “Os Saltimbancos” estão à venda na bilheteria do Teatro Vannucci e no site Ingresso.com. Cada ingresso custa R$ 30, sendo que um acompanhante de pessoa com deficiência não paga por conta de lei municipal.

Em junho, o grupo fará uma parceria com o Shopping Metropolitano Barra, que patrocinará uma sessão gratuita de cinema. A sessão será no dia 4 de junho, às 10h30min, com “Angry Birds ? O Filme”. As inscrições para esta atração serão abertas no dia 30 de maio, ao meio-dia, no site da Sessão Azul.

SERVIÇO

Rio de Janeiro

“Os Saltimbancos”

28/05, às 10h30min

Teatro Vannucci

R$ 30

“Angry Birds ? O Filme”

04/06, às 10h30min

Shopping Metropolitano Barra

Sessão Gratuita

São Paulo

11/06, às 10h30min

Enquete até 01/06 no site do projeto

Kinoplex Vila Olímpia (Shopping Vila Olímpia)

Vila Velha

11/06, às 11h

Enquete ate 01/06 no site do projeto

Cinesystem Vila Velha (Boulevard Shopping Vila Velha)