Cotidiano

Iniciada duplicação da BR-163 entre Cascavel e Marmelândia

Fase inicial ocorre em trecho de 15 quilômetros; extensão total é de 73,4

Cascavel – Uma das obras mais aguardadas às regiões Oeste e Sudoeste do Paraná dá sinais de avanço. A duplicação da BR-163, entre Cascavel e o distrito de Marmelândia, enfim sai do papel e começa a ser executada.

O trecho inicial, de aproximadamente 15 quilômetros, fica entre Cascavel e Santa Maria, distrito do município de Santa Tereza do Oeste. No local, sete máquinas operam nos serviços de terraplanagem e limpeza. Até a quinta-feira (18), os pontos beneficiados eram os quilômetros 193, 197 e 198.

A obra faz parte do PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal, e o custo do projeto inicial, que prevê a duplicação de 73,4 quilômetros, é de R$ 579 milhões.

Fluxo intenso

Motoristas de várias partes do País trafegam por uma das principais rodovias brasileiras. Sérgio Capelini da Costa, que transporta diariamente estudantes a Cascavel, comenta sobre as dificuldades encontradas neste trecho.

“A BR-163 sempre foi uma das piores estradas pra viajar. É uma rodovia cheia de buracos, com pouca sinalização e muito perigosa. Ver que a duplicação foi iniciada é muito bom, já que muita gente nem acreditava mais que a obra ia acontecer”, relata o motorista.

Segundo a superintendência regional do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) no Paraná, o consórcio vencedor da licitação, Sanches Tripoloni/Maia Melo, tem até 1.080 dias consecutivos, ou três anos, para finalizar a extensão do trecho de 73,4 quilômetros, contados a partir da ordem de serviço inicial, dada em 15 de novembro de 2015. O Departamento informa ainda que os trabalhos se desenvolvem em ritmo adequado aos recursos disponíveis.

Toledo a Rondon

Outro ponto da BR-163, entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, também recebeu há alguns meses serviços de terraplanagem e limpeza. Neste local, serão duplicados 40,2 quilômetros com custo total previsto de R$ 306,5 milhões.

(Com informações de Marina Kessler)