Política

Informe da redação do dia 09 de maio de 2019

Ratinho em Foz

O governador Ratinho Junior chega nesta quinta-feira (9) a Foz do Iguaçu para lançar o Programa Escola Segura. Foz é uma das três cidades-piloto para o programa do governo do Estado, que será desenvolvido em parceria das Secretarias da Educação e da Segurança e visa reforçar a proteção de alunos, pais e professores das escolas estaduais do Paraná. A solenidade será no Colégio Estadual Ulysses Guimarães, às 16h.

Bolsonaro em Foz

A estada de Ratinho segue até a sexta-feira, quando, às 13h, o presidente Jair Bolsonaro participa do lançamento da pedra fundamental para a construção da segunda ponte que liga o Brasil ao Paraguai. O líder paraguaio, Mario Abdo Benítez, também participa da solenidade, que será realizada no Marco das Três Fronteiras.

Cida comemora

A ex-governadora Cida Borghetti comemorou a notícia: “É a consolidação de um processo de meses, muitos encontros, audiências e reuniões técnicas. Um sonho de 60 anos que se tornou realidade”.

Bolso em Curitiba

De Foz, Bolsonaro segue para Curitiba onde, ao lado do ministro Sergio Moro, inauguram o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional – Sul. A cerimônia está marcada para 16h de sexta-feira.

Imunidade

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu ontem, por 6 votos a 5, que as assembleias legislativas dos estados têm o poder para revogar a prisão de deputados estaduais, expandindo a esses as imunidades previstas para parlamentares federais no artigo 53 da Constituição. Até tentam restringir o privilégio de foro, mas o guarda-chuva corporativo sempre ganha.

Apoio à reforma

A maioria dos brasileiros (59%) é favorável à Reforma na Previdência, aponta o Ibope, em pesquisa encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). Dos ouvidos, 51% são contrários à proposta do governo e 39% se dizem favoráveis. A pesquisa mostra que 83% não estão dispostos a pagar mais impostos para manter a atual previdência. Além disso, 59% defendem que a falta de dinheiro da previdência deve ser resolvido com mudanças nas regras de aposentadorias e pensões. A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas em 126 cidades de 12 a 15 de abril.

E o Catuaí

O diretor comercial da BRMalls, José Roberto Levy Cardoso, participa como convidado especial da diretoria da Acic da reunião empresarial da noite desta quinta-feira. Ele apresenta a atualização do projeto do Catuaí Shopping Cascavel aos empresários e presentes ao encontro. A estrutura na cabeceira do Lago Municipal de Cascavel até teve início, parou por problemas na Justiça, e, mesmo após autorização, as obras não foram retomadas.

Informatização

Não dá para entender por que os gestores resistem em informatizar a saúde pública. Para se ter uma ideia, a medida renderia R$ 20 bilhões aos cofres públicos em forma de economia gerada por consultas não repetidas, exames feitos e não retirados e entrega de medicamentos. A informação é do ex-ministro da Saúde, hoje deputado federal Ricardo barros (Progressista/PR). “Essa economia possibilitaria o reinvestimento no próprio serviço de saúde pública”, argumenta.

Resistência

Ricardo Barros contou que durante a sua gestão no Ministério da Saúde sofreu resistência de vários setores para a implementação dessa medida. “O maior lobby que enfrentei foi o contrário à informatização da saúde. A maior resistência para a implantação da informatização é dos servidores da saúde. Porque eles estão lá na ponta e não querem um sistema que controle a hora que eles chegam, a que saem, e toda a sua produtividade”.