Política

Informe da redação: Cirurgias eletivas, desocupação e homenagem

Informe da redação: Cirurgias eletivas, desocupação e homenagem

Homenagem

A Acic prestou ontem homenagem ao ex-presidente Dercio Galafassi, que foi vereador e sempre teve forte participação em instituições com foco empresarial e comunitário. Ele presidiu a Associação Comercial e Industrial de Cascavel de 1994 a 1996 e, hoje, integra o Conselho Superior da Acic, formado por líderes empresariais que já passaram pelo comando da entidade.

 

Sem agenda

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, informou que ainda não conseguiu espaço na agenda do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para a ida da comitiva do oeste solicitar a retirada da praça de pedágio da BR-467 entre Cascavel e Toledo. Segundo Paranhos, várias reuniões foram solicitadas, contudo, o MInfra não atendeu os pedidos. “Já fizemos várias solicitações de audiência com o ministro da Infraestrutura, mas não tivemos nenhuma ação positiva no sentido de nos atender”.

 

Cirurgias eletivas

A Câmara de Cascavel realiza hoje (16), às 19h, reunião pública para discutir a fila de cirurgias eletivas em Cascavel e região e a possibilidade de transformar a Ala de Queimados do HU em um Centro de Cirurgias Programadas. Em Cascavel, há cerca de 6 mil pessoas esperando por cirurgias eletivas, das quais 1.500 na fila do HU. Na reunião serão ouvidos representantes do Cisop, do Consamu, dos Hospitais de Retaguarda e Universitário, da 10ª Regional, de secretarias municipais de Saúde da região, de Câmaras Municipais, deputados estaduais e conselhos municipais de saúde.

 

Luto Oficial

O prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do assessor jurídico do Município, Marcelo Gustavo Schimmel, que era natural de Marechal Cândido Rondon. Marcelo tinha 42 anos e deixa esposa e duas filhas.

 

Desocupação

Em Toledo, a Justiça determinou a desocupação de imóveis do Projeto Recanto Feliz II. As famílias já foram notificadas pelo Poder Judiciário sobre a necessidade de deixar as residências, o que deve acontecer nos próximos dias. A Prefeitura de Toledo iniciou estudo de algumas propostas com o intuito de solucionar, em curto prazo, o problema e realocar as famílias. Ontem, vereadores, integrantes do governo municipal e representantes das famílias participaram de reunião na prefeitura com o intuito de buscar ações para diminuírem o impacto da decisão judicial.

 

Alterado

O deputado federal Boca Aberta (Pros) seguiu e xingou o deputado Alexandre Leite (PSDB) nos corredores da Câmara dos Deputados, ontem (15), após reunião do Conselho de Ética. Leite é relator do processo contra o parlamentar paranaense e recomendou a cassação dele: “Você é um ordinário, seu cafajeste. Vamos pro pau ali no Plenário”, disse Boca Aberta, que o chamou para a briga e ainda xingou o pai e o irmão de Leite.

 

Cassado

No dia 24 de agosto, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou o diploma de Boca Aberta, eleito pelo Paraná em 2018. Ele foi considerado inelegível em 2017 por oito anos, após ser cassado na Câmara de Londrina, por quebra de decoro parlamentar. Com uma liminar, Boca Aberta conseguiu se eleger deputado federal em 2018, mas ela foi cassada pelo TSE.