Cotidiano

Informática vai priorizar ecossistema de negócios

O projeto é de longo prazo e exigirá a superação de vários passos

Cascavel – Inspirado em grandes projetos de sucesso do mundo, o Núcleo de Informática e Telecomunicações da Acic aprofunda o planejamento de uma ação que poderá alavancar ainda mais o setor de TI em Cascavel e região. A proposta do núcleo é a criação de um ecossistema de negócios.

O coordenador do Núcleo, Sidnei Terribele, informa que o ecossistema consiste na aproximação e na integração de todas as empresas e iniciativas que, de uma forma ou outra, estão integradas à tecnologia da informação. “Assim, poderemos trabalhar juntos para avanços, pesquisas e a execução de vários projetos”, de acordo com ele.

O projeto é de longo prazo e exigirá a superação de vários passos. “O Vale do Silício, que ajuda a fazer a Califórnia o estado mais rico de uma superpotência mundial (Estados Unidos), começou pequeno e hoje reúne algumas das maiores empresas do mundo”, diz o ex-coordenador do Núcleo de Informática, o empresário Siro Canabarro. “Potencial temos, por isso precisamos de um bom projeto e de muito trabalho”, afirma ele.

O Núcleo Setorial de Informática e Telecomunicações da Acic é o segundo do Empreender em Cascavel e também o segundo do Estado. Ele foi oficialmente constituído em 1999, um ano depois do Núcleo Moveleiro, também formado na Acic, e que foi o primeiro dos núcleos do Empreender no Paraná. A metodologia do programa é simples e eficiente, fazer com que concorrentes unam forças e trabalhem juntos pelo fortalecimento da sua cadeia de negócios.