Cotidiano

Indicado à Suprema Corte chama tuítes de Trump de desmoralizantes

USA-COURT_GORSUCH-G0M341SCI.1.jpgWASHINGTON – Dias após ter sido indicado por Donald Trump para ser o mais novo juiz da Suprema Corte, Neil Gorsuch, distanciou-se do presidente americano e disse que seus tuítes atacando um juiz ? alfinetando o magistrado que suspendeu seu veto temporário a refugiados e a cidadãos de sete países de maioria muçulmana ? são “desmoralizantes e desanimadores” para a independência do Judiciário.

Gorsuch, que terá que ser confirmado pelo Senado para assumir a cadeira na corte, reuniu-se com parlamentares democratas nesta quarta-feira. muçulmanos

? Ele disse muito especificamente que eles (os tuítes) eram desmoralizantes e desanimadores, e os caracterizou deste modo bem específico ? relatou o senador Richard Blumenthal.

Diretor de comunicações de Gorsuch, Ron Bonjean confirmou as declarações de Blumenthal.

No sábado passado, o presidente chamou James Robart, magistrado de Seattle que bloqueou o seu decreto, de ?juiz autonomeado?. Mais tarde, no mesmo dia, um tribunal federal de apelações negou o pedido do governo de restaurar a proibição de viagens.

“O juiz abre nosso país a potenciais terroristas e outros que não têm nossos melhores interesses no coração. As pessoas ruins estão muito felizes”, escreveu o presidente. “Simplesmente não acredito que um juiz colocaria nosso país em tanto perigo. Se alguma coisa acontecer, culpem a ele e ao sistema judiciário.”

Trump voltou a criticar o Judiciário na manhã desta quarta-feira, dizendo que até crianças dariam razão a ele.

? Eu não quero chamar uma corte de tendenciosa ? disse o presidente em um evento da Associação de Xerifes de Grandes Cidades, em Washington. ? Mas os tribunais parecem ser tão políticos. Eu tenho que ser honesto, se esses juízes quiserem, na minha opinião, ajudar o tribunal em termos de respeito pela Justiça, eles farão o que devem fazer.