Cotidiano

Indicada de Trump à ONU diz não achar possível confiar na Rússia

WASHINGTON – A indicada de Donald Trump como embaixadora da Organização das Nações Unidas, Nikki Haley, reiterou críticas do republicano à entidade internacional nesta quarta-feira, e prometeu pressionar por reformas em sua audiência de confirmação, mas desviou das ideias do futuro presidente quanto a certas questões de política externa, inclusive com a Rússia.

Em sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nikki classificou as ações russas na Síria, como bombardeio a hospitais, como ?crimes de guerra?. Ela também condenou a anexação da região ucraniana da Crimeia e disse que oporia ao alívio das sanções sobre o governo de Vladimir Putin até que Moscou mude de posturas.

? Acho que a Rússia deveria ter ações positivas antes de suspendermos quaisquer sanções sobre ela ? defendeu. ? Não acho que podemos confiar nela. Temos que continuar a ser muito fortes e mostrar-lhe o que essa nova gestão será.

A indicada à ONU não defendeu o recuo do acordo internacional nuclear com o Irã, apoiado pela ONU, embora tenha dito que o pacto precisa ser revisto.

Nikki foi questionada pela Comissão sobre sua falta de experiência diplomática. A republicana, que completará 45 anos na sexta-feira ? dia da posse de Trump ?, atuou como governadora do estado da Carolina do Sul desde 2011.

Ela, no entanto, reforçou críticas a ONU feitas por Trump e muitos republicamos, especialmente pela postura ?enviesada? a respeito de Israel. Alguns legisladores republicanos querem que os Estados Unidos parem de financiar a ONU depois de uma resolução do Conselho de Segurança no último mês que exigiu o fim da construção de assentamentos na Palestina. Os EUA se recusaram a vetar e se abstiveram do voto. Nikki afirmou que não gosta de abstenções e não desistiria de votos na ONU.

Na época da votação, Trump criticou a ONU no Twitter, dizendo que a organização é ?apenas um clube para pessoas se reunirem, conversarem e se divertirem. Triste!?. E garantiu ainda que ?as coisas serão diferentes? quando ele tomar posse.

Na visão de Nikki Haley, o governo americano deveria sempre apoiar Israel?

? Se sempre ficarmos ao lado deles, mais países vão querer ser nossos aliados.