Cotidiano

Incêndio em fábrica de Bangladesh deixa ao menos 25 mortos

201609100900125549_AP.jpg

DACA ? Ao menos 25 pessoas morreram e 70 ficaram feridas em um incêndio provocado pela explosão de uma caldeira em uma fábrica de embalagens do Norte de Daca, em Bangladesh, segundo equipes médicas. No momento da explosão, cerca de 100 pessoas trabalhavam no prédio de quatro andares, situado no subúrbio industrial de Tongi. As chamas ainda não foram controladas e outro policial, Sirajul Islam, anunciou que teme-se o aumento do balanço de vítimas.

? Muitos feridos apresentam queimaduras. Levamos os mais graves aos hospitais de Dacca ? afirmou Parvez Mia, médico do hospital público de Tongui.

Os incêndios em pequenas fábricas de Bangladesh são um problema crônico no país, em especial na indústria têxtil. A fábrica deste episódio produz embalagens plásticas destinadas à indústria de alimentos.

? Pelo que sabemos havia produtos químicos acumulados no térreo, o que fez com que o incêndio se propagasse com grande velocidade ? disse o chefe de polícia, Tahmidul Islam.201609100815355524_AP.jpg

Em 2012, o incêndio em uma fábrica matou 111 pessoas. No ano seguinte, outro incêndio provocou a morte de sete operários e em 2015 faleceram 13 trabalhadores vítimas das chamas. A maior tragédia industrial, no entanto, aconteceu em abril de 2013: o desabamento de um edifício que abrigava fábricas têxteis provocou a morte de 1.100 pessoas.

Bangladesh se transformou no segundo exportador mundial de têxteis, atrás apenas da China. As fábricas locais tem custos reduzidos por conta dos salários muito baixos, longas jornadas e precárias condições de trabalho, que incluem a falta de segurança.