Cotidiano

Inaugurada há três meses, Oficina do Pão abre novas turmas

Mais de 700 pães foram confeccionados durante os três primeiros meses

Cascavel – Desde que foi inaugurado em maio passado, a Oficina do Pão, localizada na região norte de Cascavel, já beneficiou 12 famílias e nessa semana iniciou duas novas turmas para capacitação de pães. Nos primeiros três meses de operação, já foram confeccionados mais de 700 produtos.

Para a zeladora Cleide Rodrigues, as aulas vieram em um ótimo momento para a família.

“Tenho dois filhos e como tudo tem aumentado no supermercado, está ficando cada vez mais difícil para comprar alimentação. Durante esse período, além de aprender corretamente como fazer o pão, também pude levar o alimento para casa e alimentar meus filhos”, agradece a zeladora.

Há 12 anos, a dona de casa Silene Rodrigues mora no Bairro São Cristóvão, mãe de seis filhos ela também participou da primeira turma da Oficina.

“Estou realizada, pois aprendi muito neste período graças a Oficina do Pão. Não teria condições financeiras de pagar um curso como esse e ainda comprar os produtos. Além de aprender uma receita nova a cada dia, também fiz novas amizades”, comenta.

De acordo com a coordenadora da Oficina do Pão, Jéssica Carozza, duas novas turmas iniciaram as atividades esta semana.

“Iniciamos com uma turma piloto ainda em março e encerramos recentemente em julho. O projeto deu tão certo que estamos recebendo pedidos de vários Cras [Centro de Referência e Especializada de Assistência Social] da cidade. Cada etapa, os alunos aprendem quatro maneiras de produção de pão caseiro e também outras guloseimas”, explica.

As novas turmas, com seis alunos cada, irão receber a capacitação todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 12h30. Podem participar da oficina famílias de baixa renda ou carentes que tenham cadastro no Provopar.

Panetone

Já pensando nas festas de fim de ano, a coordenação da Oficina do Pão se organiza para ensinar a confecção de panetones.

“Estamos estudando como vamos ensina-las de forma simples e com ingredientes de baixo custo para que possam fazer em suas próprias casas também. O objetivo do curso é ensinar essas mulheres e ajudá-las de uma forma que elas possam aplicar em suas casas”, acrescenta Carozza.

Durante a capacitação, os alunos também aprendem a fazer outras guloseimas como pão doce, cuca, pão de queijo, bolacha caseira e bolo de fubá. A aluna que tiver alguém da família de aniversário também poderá levar para casa um bolo para comemorar junto aos familiares.

(Com informações de Eliane Alexandrino)