Cotidiano

Inauguração: Poliambulatório do Porto Meira tem sala de cirurgia

Uma nova sala de cirurgia foi inaugurada no poliambulatório do Porto Meira, a ampliação foi feita dentro da atual estrutura que hoje é referência em oftalmologia em Foz do Iguaçu. Durante a inauguração, as autoridades também celebraram a marca de cinco mil cirurgias de catarata, realizadas nos últimos dois meses. O trabalho visa a acabar com a espera por procedimentos oftalmológicos.

Segundo o prefeito Chico Brasileiro, em breve o local estará atendendo outras especialidades, como otorrino. “Essa inauguração vai possibilitar que nós possamos fazer mais cirurgias, principalmente aquelas ‘cirurgias-dia’, que são aqueles procedimentos em que o paciente recebe alta no mesmo dia. Também podem ser feitas cirurgias de otorrino de baixa e média complexidade. Isso é um complemento extraordinário para o SUS e essa parceria com o governo vai propiciar que nós possamos fazer outros mutirões para resolver problemas crônicos”, adiantou o prefeito.

O secretário estadual de Saúde, Michele Caputo, reforça a afirmação do prefeito e destaca que essa nova sala cirúrgica veio para avançar também em cirurgias eletivas de outras especialidades, como vascular, ginecologia, otorrino e ortopedia. “Essa nova sala vai possibilitar cirurgia de outras especialidades e partir de julho vamos contar também com recursos federais. O Paraná receberá R$ 13 milhões para investir em saúde. Há dois anos não recebíamos esses recursos para cirurgias eletivas é esse valor será revertido para diminuir a espera por esse tipo de procedimento.”, disse.

Cirurgias eletivas

Durante a cerimônia de comemoração o ministro da saúde, Ricardo Barros, lembrou que o país vai investir R$ 250 milhões em cirurgias eletivas. “Em Foz, comemoramos uma ação que ajuda diretamente as pessoas, uma vez que esses pacientes conseguem perceber o comprometimento do Estado com a saúde. Logo teremos também um aplicativo disponível onde será possível ver o lugar na fila de acordo com cada especialidade. Os estados que tiverem fila única acessarão o aplicativo e vamos avançar para atender a toda a população”, adiantou Barros.