Cotidiano

Inadimplência com cheques tem 2º pior fevereiro da história

É o que revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos

São Paulo – Em fevereiro de 2016 o percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 2,27% em relação ao total de cheques compensados. É o que revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos.

Este foi o segundo maior patamar da inadimplência com cheques para um mês de fevereiro de toda a série histórica, iniciada em 1991. Depois desta marca, o maior valor para um mês de fevereiro havia sido a devolução de 2,32% registrada em 2009.

No mês anterior, janeiro/2016, a devolução foi de 2,41%. Já em fevereiro do ano passado, a devolução fora de 2,19%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o nível elevado da inadimplência com cheques observado em fevereiro deste ano é decorrente da alta dos índices de desemprego no país, afetando diretamente a geração de renda e capacidade de pagamento de compromissos financeiros por parte dos consumidores.

Devido ao processo de revisão que está sendo efetuado pelo Banco Central sobre as estatísticas de cheques compensados ao nível dos Estados, desde de setembro de 2014, retornaremos à publicação do ranking da inadimplência com cheques nos Estados quando as novas estatísticas oriundas deste processo de revisão estiverem disponíveis.