Cotidiano

Impróprias para o consumo

Até o início do ano passado, as fontes de água no perímetro urbano de Cascavel eram utilizadas por moradores da cidade que acreditavam que elas possuíam águas potáveis. Em março do ano passado, a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico) passou a alertar a população sobre a contaminação das nascentes e posteriormente colocou placas alertando que a água era imprópria para o consumo.

Ontem, uma equipe multidisciplinar que trabalha no projeto de remodelação das fontes e nascentes de Cascavel iniciou mais uma coleta para exames. No total, são 24 nascentes na área urbana, 17 delas ativas.. A análise será mensal para continuar demonstrando a falta de potabilidade da água, uma vez que todas as nascentes estão contaminadas.

"Todas as fontes continuam com a água imprópria para o consumo. Mas ainda assim serão preservadas, visando à qualidade do nosso lençol freático e à conservação desses espaços como ambientes de convivência com a natureza", detalhou o gestor ambiental José Ferreira, que integra a equipe que trabalha na elaboração do projeto.

Academias e parques

Os locais onde há fontes receberão, de acordo com as características individualizadas de cada bairro, academia da terceira idade, parque infantil, bancos novos, espaço de lazer e convivência, replantio de árvores, entre outras melhorias. Ontem, um grupo formado por gestores ambientais, arquitetos, engenheiros ambientais, engenheiros químicos, engenheiros florestais e veterinários passaram nos locais analisando o que será possível fazer em cada um deles. A vistoria vai apontar uma análise individual de cada nascente, para definir o que cada espaço demandará de mudanças. O acesso à captação será dificultado, para que as pessoas apenas contemplem", adiantou Ferreira.

Interior

No interior, na medida que o tempo colaborar, esta semana também será iniciado o trabalho de conservação de nascentes, com o primeiro dia de campo em São Salvador, na propriedade da família Torres. Serão protegidas e adequadas nascentes que os produtores rurais captam água para consumo humano e animal.