Cotidiano

Imprensa chinesa ataca Trump: ?Incapaz de fechar a boca?

CHINA-US-DIPLOMACY-TRUMPPEQUIM ? A imprensa estatal chinesa adotou pela primeira vez um tom firme e crítico contra Donald Trump, chamando o presidente eleito dos Estados Unidos de ?novato diplomático? e ?incapaz de fechar a boca?. Segundo o jornal chinês ?Global Times?, o republicano ?quer saquear outros países para assegurar a prosperidade dos EUA?. trump

Em tom sarcástico, a publicação em inglês afirmou ainda que as mensagens no Twitter de Trump ?dissimulam sua verdadeira intenção: tratar a China como um pedaço de carne de cordeiro e cortar uma fatia?.

Na semana passada, o magnata conversou por telefone com a presidente de Taiwan, rompendo 40 anos de tradição diplomática, e criticou a China, ao acusar o país de desvalorizar sua moeda para competir com as empresas americanas.

?Trump faz muito barulho, mas não pode abstrair-se das regras do jogo das grandes potências. Não tem os recursos suficientes para manipular a sua vontade a China?, insistiu o ?Global Times? em um duro editorial, para depois advertir: ?Pequim responderá se as suas ações violarem os interesses chineses?.

O tom da imprensa nesta terça-feira contrasta com o silêncio do governo chinês na segunda-feira. O ?Diário do Povo?, jornal do Partido Comunista da China, também usou seu editorial para criticar Trump.

?Provocar atritos e atrapalhar a relação entre China e Estados Unidos não vai ?fazer os Estados Unidos grandes de novo??, ironizou a publicação.

No longo editorial, o ?Diário do Povo? descartou uma situação provocada apenas por ?inexperiência?.

?Alguns dizem que Trump não tem experiência em diplomacia ou assuntos militares, mas na realidade não é que seja ignorante, tem suas próprias posições?, afirma o jornal comunista. ?O problema é que estas posições não são compatíveis com a lógica fundamental das relações sino-americanas?.

O jornal estatal ?China Daily?, por sua vez, aconselhou o ?novato na diplomacia? que é “incapaz de fechar a boca” a fazer um curso rápido de realpolitik.

?Trump pode desprezar os diplomatas de Washington, mas terá que dominar a verdadeira realidade das relações internacionais, não a sua visão fantasiosa, antes de utilizar o bisturi?, afirma o ?China Daily?, conhecido por suas posições nacionalistas. ?Como presidente eleito, Trump pode esperar algum perdão… Mas as coisas serão diferentes quando ele virar presidente?.