Cotidiano

Imóveis vazios

A recessão econômica que o País enfrenta desde os últimos anos reflete no cenário imobiliário em Cascavel e, por isso, encontramos com facilidade por todos os lados placas de imóveis para venda ou locação.

Despesas com aluguel de moradias que comprometem o orçamento de grande parte das famílias foram cortadas e novos hábitos no estilo de vida adotados.

“A gente percebe que muitos retornam para a casa dos pais, dos sogros para diminuir as despesas e se ajustar a uma nova realidade”, afirma o presidente do Secovi-PR (Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná), Luiz Antonio Langer, que também está a frente do sindicato regional em Cascavel.

Mesmo aqueles que não conseguiram se livrar do aluguel precisaram encontrar alternativas. Casas e apartamentos mais espaçosos e caros foram substituídos por outros menores e com preços mais acessíveis.

Segundo o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) no Oeste do Paraná, mais de três mil imóveis vazios eram contabilizados no estoque da cidade e a maior parte deles para locação.

Com a entrega de obras de novos prédios que em média levam de dois a três anos para ficarem prontos, o estoque deve ter um acúmulo maior.

Financiamentos

O presidente do Secovi, comenta que a oferta de conjuntos habitacionais populares como o Conjunto Riveira em Cascavel, também tem impacto no número de imóveis alugados e que agora estão vazios.

“O conjunto disponibilizou quase três mil moradias e pelo menos 40% desses moradores eram inquilinos e pagavam aluguel”, afirma.

Comercial

Mudança percebida pelo segmento imobiliário também atinge espaços comerciais. “Nos últimos dois anos houve um aumento no número de imóveis para locação. Muitas empresas fecharam as portas diante da recessão econômica e há também casos de empresários que decidiram adaptar parte da casa como local de trabalho”.

Valores

Diante da oferta do mercado a tendência é de que valores para vendas e locações não sofram reajustes. “A orientação do segmento é para que os proprietários tentem negociar, porque ainda assim é melhor que o espaço esteja alugado do que vazio. No caso de apartamentos, isso ocorre com mais frequência, pois há custos com condomínio”, ressalta Langer.