Cotidiano

Imigrantes muçulmanos se convertem ao cristianismo na Alemanha

GERMANY-EU-MIGRANTS-RELIGION

BERLIM ? Vestidos de branco em uma igreja evangélica de Berlim, quatro imigrantes em busca de asilo na Alemanha abandonaram a crença no islamismo e abraçaram o cristianismo em cerimônia realizada num domingo recente. Saeed, Veronica, Farida e Matin fazem parte de um movimento crescente, que já foi percebido por líderes religiosos, de refugiados de países muçulmanos que procuram a conversão.

? Na nossa diocese, existem vários grupos de refugiados que estão se preparando para o batizado, e chegam cada vez mais pedidos ? disse o padre católico Felix Goldinger, da cidade de Speyer, no sudoeste do país, em entrevista à agência AFP.

Segundo Goldinger, muitos dos imigrantes vêm do Irã e do Afeganistão, e alguns da Síria e Eritreia.

? Atualmente eu estou lidando com um grupo de 20 pessoas, mas não sei quantas continuarão até o batizado ? disse o padre, explicando que a preparação dura quase um ano e, neste período, os postulantes à conversão são encorajados a refletirem sobre a decisão. ? É importante que eles examinem sua religião original, o Islã, e as razões pelas quais querem mudar. Obviamente nós estamos felizes que pessoas querem ser batizadas, mas é muito importante que eles estejam certos das suas decisões.

Dos relatos que vem recebendo, Goldinger conta que muitos relembram as experiências que tiveram em seus países, incluindo ?atos terroristas cometidos em nome da religião?.

? Eles veem o Cristianismo como uma religião de amor e respeito pela vida.

GERMANY-EU-MIGRANTS-RELIGION (2)

Saeed, Veronica, Farida e Matin foram batizados na Igreja Evangélica Livre, pelo pastor Matthias Linke. De acordo com o religioso, No Irã muitas pessoas tiveram contato com igrejas cristãs disfarçadas na república islâmica, onde a conversão é proibida, e tiveram que fugir. Outros refugiados conheceram cristãos ao longo da jornada para a Europa.

Esse foi o caso de Saeed, um engenheiro aeronáutico de 31 anos, que passou quatro meses na Turquia com um cristão e acabou se interessando pela religião. Assim como Veronica, Saed fugiu do Afeganistão e, segundo ele a leitura da Bíblia ?ajudou em tempos difíceis?.

Matin teve o primeiro contato com a fé cristão na Grécia, onde desembarcou no continente europeu. Depois de chegar na Alemanha, ele se aproximou da Igreja Evangélica Livre por meio de amigos alemães. Sua irmã, Farida, se juntou a ele e se preparou para o batismo. Segundo Farida, ela estava ?procurando por uma igreja? e quis escolher sua religião em ?liberdade completa?.

Contudo, as igrejas admitem que algumas conversões são motivadas por um desejo de integração com a sociedade alemã, ou até mesmo pela crença de que isso pode aumentar as chances de conseguir o asilo político. A deportação de muçulmanos convertidos ao cristianismo pode colocar em risco a vida dessas pessoas, já que em alguns países islâmicos, como Irã, Mauritânia, Arábia Saudita e Afeganistão, a apostasia e a blasfêmia podem ser punidas com prisão ou até a pena de morte.

? Será que eles mudam de religião para poderem ficar na Alemanha? Essa é uma questão importante para as autoridades ? disse Linke, dizendo que ele é constantemente consultado por autoridades do Escritório de Migração e Refugiados. ? Eu não tenho garantias, posso apenas perguntar: você realmente acredita com todo o seu coração? Após o batizado, a maioria deles vive como cristão e frequentam a igreja.