Cotidiano

Igreja pede diálogo na Venezuela para evitar ?espiral de violência?

CARACAS ? A Igreja Católica na Venezuela pediu ao governo do presidente, Nicolás Maduro, e à oposição para respeitarem o compromisso de se reunirem neste domingo para darem início a um diálogo que evite uma ?espiral de violência? no país.

Em comunicado, a Conferência Espicopal Venezuelana pediu para as partes ?repeitarem o compromisso de iniciar conversações no dia 30 de outubro, com o acompanhamento do representante da Santa Sé enviado, a fim de evitar uma espiral de violência que some um maior sofrimento ao nosso povo amado?.

?É apenas com o caminho do diálogo com repeito à Constituição e às leis, e não o da confrontação perene, que pode nos permitir encontrar alternativas de solução?, diz o comunicado.

Representantes do governo e da oposição confirmaram no sábado que seus delegados vão participar de uma reunião neste domingo com o emissário do Papa Francisco, Emil Paul Tscherrig, com mediação internacional encabeçada pelo ex-presidente espanhol José Luis Zapatero.

O horário e o local do encontro não foram anunciados, mas fontes consultadas pela AFP informaram que a reunião será em um hotel de Caracas.

A Conferência Episcopal apreciou a ?preocupação e o esforço? do Papa para que, ?mediante um processo de diálogo respeitoso, se encontrem caminhos e se construam pontes para a busca de soluções?.

A tensão política no país vizinho aumentou após a suspensão do processo para abertura de referendo revocatória que a oposição pedia contra Maduro.