Cotidiano

Idosos acima de 60 anos já podem utilizar o transporte coletivo com cartão-isento

Cartão-estudante também está sendo liberado para as instituições de ensino que retornarem as aulas presenciais

Idosos acima de 60 anos já podem utilizar o transporte coletivo com cartão-isento

A portaria administrativa da Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar), publicada na edição desse sábado (1º) do Diário Oficial do Município de Cascavel, que prorrogava a suspensão da utilização do cartão-isento no serviço público do transporte coletivo em Cascavel por idosos de 60 a 64 anos, finalizou sua vigência às 24 horas desse domingo (09).

Com isso, a partir de hoje os idosos acima de 60 anos podem voltar a utilizar o transporte coletivo com o cartão-isento.

A medida teve como propósito somar ações para o enfrentamento ao coronavírus e levou em consideração que a vacinação da primeira dose estava suspensa. Além disso, os veículos do transporte coletivo seguem circulando com restrição da capacidade de passageiros em 50%.

As regras quanto aos horários permanecem inalteradas e são aplicadas para todos idosos que possuem o benefício da gratuidade, onde é autorizado o uso do benefício das 09h às 16h e a partir das 20h, de segunda a sexta; aos sábados a partir das 9h e; aos domingos sem restrições de horários.

O transporte coletivo continua com a operação das 6h às 23h de segunda a sexta, aos sábados, domingos e feriados com tabelas especiais, com encerramento às 20h.

 

Estudantes

Com relação ao benefício de meia passagem para os estudantes das redes pública e privada de Cascavel, em portaria administrativa publicada em março de 2021, a qual suspendia o benefício concedido aos estudantes, bloqueando os cartões, continua vigente.

Atualmente, conforme as unidades escolares voltam às atividades presenciais, as mesmas precisam protocolar ofício junto a Transitar, para que a comunicação seja encaminhada para a Vale Sim e com isso, o desbloqueio seja feito e os alunos possam voltar a utilizar seus cartões e benefício.

“Vale ressaltar que podem acontecer casos isolados e pontuais, de cartões que continuarão bloqueados, mas alguma pendência cadastral, porque de forma geral, estão liberados  os cartões de idosos e estudantes das escolas que já voltaram”, afirma a gerente de Transporte da Transitar, Larissa Boeing.

Nesta segunda-feira (10), voltaram ao modelo presencial e híbrido os seguintes colégios estaduais, que devem estar com os cartões de seus respectivos alunos desbloqueados:

 

– Colégio São João

– Colégio Brasmadeira

– Colégio Mario Quintana

– Colégio Olivo Fracaro

– Colégio José Ângelo Baggio Orso

– Colégio Profª Júlia Wanderley

– Colégio Prof. Francisco Lima

– Colégio Jardim Clarito

– Colégio Jardim Consolata

– Colégio Jardim Santa Cruz

– Colégio Itagiba Fortunato

– Colégio Prof. Victório Emanuel Abrozino

– CEEP Pedro Boaretto Neto

– Colégio Olinda Truffa de Carvalho

– Colégio Santos Dumont

– Colégio Marilis Faria Pirotelli

– Colégio Padre Carmelo Perrone

– Colégio Cataratas

– Colégio Horácio Ribeiro dos Reis

Caso haja algum tipo de bloqueio, os alunos e idosos devem procurar a sede da ValeSim, localizada na Rua Duque de Caxias, 770 – Centro ou entrar em contato pelo telefone (45) 3036-3738 para verificar a razão do bloqueio no cartão, normalmente, em razão de falta de atualização cadastral.